sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Pirâmide x Marketing Multinível



Segue um artigo bastante esclarecedor para explicar esta diferença entre PIRÂMIDE e MARKETING DE REDE, porque muita gente acha que é a mesma coisa. Isto porque muitas destas pirâmides ou correntes financeiras associam seus negócios ilegais ao marketing de rede, ou network marketing ou marketing multinível. Por isso cuidado, saiba diferenciar uma empresa legítima de marketing de rede de uma pirâmide ilegal ou disfarçada e de correntes financeiras.

PIRÂMIDES FINANCEIRAS X MARKETING DE REDE

Com a rápida evolução das grandes tendências atuais, percebemos que nem todas as informações estão ao nosso alcance, no sentido de acompanhar, de forma satisfatória, tal evolução, pois devido a sua grande extensão, alguns se empenham em focar num determinado assunto ou abranger um conhecimento superficial sobre questões relevantes do mundo atual.
Sendo o Marketing de Rede, também denominado Marketing Multinível, uma nova tendência da área de Marketing, pouco foi divulgado ou feito a respeito de um estudo mais aprofundado sobre o mesmo, de forma a torná-lo um assunto de corrente divulgação entre o meio empresarial, acadêmico e social.
Atualmente, este vem se tornando um assunto relevante e de interesse também dos meios de comunicação, ao fato de que dados atuais revelam o seu crescimento e um melhor entendimento sobre a sua forma de atuação, com resultados satisfatórios.
Possivelmente pelo não entendimento da distinção entre pirâmides financeiras e Marketing de Rede, pessoas se referem a ambos como sendo de mesma atuação. Ocasionalmente, isso vem gerando ao sistema de Marketing de Rede problemas quanto a sua imagem devido à percepção que o público passa a ter a respeito deste como empresa inescrupulosa e sem ética.

Como o Marketing de Rede é uma forma de venda direta, também conhecido como Marketing Multinível ou venda direta multinível, vem-se comprovando que este é um método altamente eficiente e de sucesso para compensar os revendedores diretos pela colocação e distribuição de produtos e serviços diretamente aos consumidores.

A WFDSA - World Federation of Direct Selling Associations e as Associações de Venda Direta têm demonstrado, com os códigos mundiais de conduta, o compromisso de seus membros com práticas justas e éticas no mercado. A WFDSA, fundada em 1978, é uma organização voluntária não governamental que representa globalmente a indústria de vendas diretas como uma federação nacional de associações de vendas diretas (Direct Selling Association - DSAs).
Existem, atualmente, mais de 50 DSAs nacionais que participam da federação, sendo que em 1997 as vendas globais a varejo de seus membros foram estimadas em mais de 80 bilhões de dólares, com o trabalho de mais de 25 milhões de revendedores autônomos. A WFDSA reconhece a necessidade de condutas éticas no mercado aprovando, em 1994, o Código Mundial de Conduta para a Venda Direta, o qual todas as associações nacionais precisam incluir em seus códigos nacionais.

O Código Mundial de Conduta em Vendas Diretas traz:

- Satisfação e proteção aos consumidores.
- Proteção aos revendedores diretos.
- Promoção de competição justa dentro dos moldes da empresa.
- Representação ética das oportunidades de ganho da indústria.

O código é uma medida que visa à autorregulamentação da indústria de venda direta. Não há leis, mas o cumprimento do código requer um nível de comportamento ético que excede requerimentos legais nacionais.

Cabe, então, esclarecer exatamente a diferença entre Pirâmide e o sistema de Marketing de Rede ou Multinível.
Em um conceito básico, o sistema de pirâmide é um esquema de recrutamento de pessoas, gerando renda somente do recrutamento de novos membros e da cobrança de taxas, sem que nenhum produto ou serviço real seja movimentado.
Portanto, a recompensa ocorre apenas com a adição de novos participantes e com os investimentos destes, e não com a revenda ou a distribuição de produtos ou serviços com função comercial legítima.

Sem sustento comercial, o número de recrutas disponíveis é finito e, aritmeticamente, recrutas posteriores possuem menor chance de enriquecer do que os promotores do esquema. Consequentemente, este esquema tem vida curta, e os que por último ingressarem praticamente não possui nenhuma chance de recuperar as suas taxas de inscrição ou de se beneficiarem com o esquema.

Na falta de um produto real, tais esquemas tentam coagir as pessoas, garantindo serem empresas legítimas que operam um plano de Marketing de Rede. Porém, os produtos de venda utilizados por este sistema não possuem nenhum valor de mercado por serem falsos certificados, informativos, programas de treinamento, assinatura de revistas, cartões de descontos, descontos ilusórios, tratamentos ineficientes e outros. As pessoas recrutadas adquirem estes produtos sem perspectivas de revenda ou possibilidade de devolução do valor pago por eles.

Marketing de Rede

A evolução do Marketing de Rede, num contexto geral de Marketing, é a junção do Marketing de Relacionamento, que visa à qualidade do relacionamento com o cliente, e o Marketing Direto, que vem a ser o relacionamento direto entre vendedor e cliente. Portanto, o Marketing de Rede possibilita o relacionamento direto do distribuidor (vendedor) com o cliente, de forma a manter uma qualidade de relacionamento entre ambos, pois tal sistema só se consagra com a permanência de um relacionamento direto em longo prazo.

O Marketing de Rede é um sistema de distribuição ou uma forma de Marketing que movimenta bens e serviços, do fabricante para o consumidor, por meio de uma rede de contratantes independentes. É uma maneira de organizar e remunerar revendedores envolvidos em vendas diretas. Possui um plano de remuneração de vendas diretas no qual revendedores podem receber ganhos de duas maneiras.

Primeiramente, revendedores podem receber compensações por suas revendas pessoais de produtos e serviços a consumidores. Segundo, os revendedores podem ser remunerados pelas revendas ou compras de pessoas que ele próprio recrutou e patrocinou no plano, podendo também ser remunerado com base na revenda do grupo ou da rede que foi recrutada e patrocinada por pessoas por ele previamente recrutado. Portanto, é uma oportunidade para os revendedores estabelecerem o seu próprio negócio, revendendo bens e serviços e desenvolvendo e treinando uma organização ou uma rede de revendedores por eles patrocinados para fazerem o mesmo.
Sendo assim, uma companhia de distribuição multinível significa qualquer pessoa, empresa, corporação ou outra entidade de negócio que venda ou distribua um bem ou serviço por meio de agentes independentes, contratantes ou distribuidores, e tais participantes podem recrutar outros participantes.
Comissões, bônus, restituições, descontos, dividendos e outras considerações do programa são ou devem ser pagas como resultado da venda de tal serviço, produto, recrutamento, ações ou desempenho de participantes adicionais.

Um dos pontos-chaves para as empresas de Marketing de Rede tem sido inserir o foco no consumidor em todo o processo de desenvolvimento de produtos. Cada produto é criado e fabricado como se a empresa estivesse atendendo a um pedido de consumidor. Por esta razão, o processo começa com uma avaliação detalhada para assegurar que o produto vai atender às necessidades e às expectativas do consumidor. Tal avaliação terá continuidade em cada estágio de desenvolvimento do produto, passando por pesquisa de mercado, análise e desenvolvimento de protótipos e testes com consumidores, até o produto final.
Tais empresas possuem uma equipe de profissionais altamente qualificados e treinados para atender às necessidades dos distribuidores, de forma a ajudá-los com todas as orientações necessárias para que o negócio se desenvolva cada vez mais. As mesmas apoiam seus distribuidores com um ativo programa de treinamento. Além disso, os novos distribuidores recebem estímulos dos mais experientes, além de conselhos e de toda ajuda necessária para o início de suas atividades.

Pouco a pouco, à medida que aprendem mais sobre os produtos, o plano de vendas e o Marketing da empresa, eles podem desenvolver os seus negócios independentes sobre uma base sólida e atingir o sucesso desejado.

A Evolução do Marketing Multinível

Primeira Onda começou em 1941, quando Carl Rehnborg introduziu o primeiro plano de compensação de múltiplos níveis em sua companhia, a Nutrilite Products, Inc. Esse foi o estágio rude e bárbaro do MMN, quando companhias legítimas competiam com golpes escusos de pirâmides, e nem o público nem o governo sabiam direito qual era a diferença. A Primeira Onda terminou em 1979, quando a Comissão Federal de Comércio, o poderoso órgão de fiscalização americano, decidiu que a Amway - e, por extensão, o próprio marketing multinível - era um negócio legítimo.
Depois veio a Segunda Onda. Pela primeira vez a tecnologia de computador tornava barato e fácil organizar o complexo fluxo de comissões através de uma linha descendente de MMN. Equipados com pouco mais que um computador comum e uma linha de produtos de fabricação doméstica, centenas de pessoas empreendedoras se apressaram em iniciar suas próprias companhias de MMN, baseadas em quartos e garagens por todo os Estados Unidos. A década de 80 testemunhou uma explosão sem precedentes de novas empresas de MMN.

A Segunda Onda também testemunhou milhões de pessoas aderindo às companhias de MMN. Infelizmente, muitos ficaram amargurados com a experiência. Essas pessoas descobriram que era difícil ganhar dinheiro nas companhias da Segunda Onda. Era um trabalho brutal, vinte e quatro horas por dia. Os distribuidores tinham de acumular estoques, atender a pedidos de produtos, falar perante multidões em reuniões em hotéis, treinar novos recrutas e passar a noite inteira atendendo a telefonemas de sua linha descendente. Ainda eram obrigados pela companhia a comprar grandes quantidades de produtos, a fim de atender as qualificações necessárias na empresa, o que acabava com grandes estoques cheios de teia de aranha nas garagens dos distribuidores.
As companhias da Terceira Onda empenharam-se em mudar tudo isso. A partir de 1990, uma nova geração de executivos passou a aprimorar o processo de marketing multinível, para torná-lo mais amistoso em relação ao usuário. O objetivo era criar uma oportunidade de negócio em que qualquer um poderia ganhar dinheiro, desde o que dedica apenas parte mínima de seu tempo ao que trabalha em tempo integral.
As companhias da Terceira Onda usam computadores, sofisticadas estratégias de administração e os mais modernos sistemas de telecomunicações para tornar a vida tão fácil quanto possível para o distribuidor médio. O uso de tecnologias como serviço gratuito de DDD, TV, fax, vídeo, internet e celular entre outros é a principal caraterística da Terceira Onda, que as usa  para automatizar e padronizar a tarefa outrora onerosa de administrar uma linha descendente.
Além disso, mais e mais as companhias vêm eliminando as "condições" mais pesadas de seus planos de compensação, e por isso os que trabalham em meio expediente não são mais pressionados a investir mais tempo e dinheiro do que podem.
Alguns especialistas já estão chamando de Quarta Onda: a mais poderosa força de negócios do século XXI. Onde executivos das 500 maiores empresas listadas pela revista Fortune encorajados pela crescente respeitabilidade do Marketing Multinível, estão finalmente começando a investir em seus próprios programas
Mediante acordos operacionais de distribuição, alianças estratégicas, fusões e aquisições, as forças do Marketing Multinível estão, agora mesmo, começando a se integrar na estratégia global das maiores e mais poderosas corporações do mundo. Centenas de empresas importantes distribuem atualmente seus produtos através de Marketing Multinível. Transnational Behemoths, Dupont e Conagra se uniram para criar e lançar a Legacy USA, uma subsidiária de Marketing Multinível, que vende produtos e medicamentos nutricionais. A IBM está vendendo programas de treinamento através da Big Planet, uma divisão da Nu Skin Enterprises que já vende também mais de 100.000 itens no seu comércio eletrônico. Ano passado, o Citigroup - maior companhia do mundo em serviços financeiros - cortou sua força de trabalho em 6%, demitindo cerca de 10.400 pessoas. Entretanto, sua subsidiária de Marketing Multinível, continuou se expandindo. O Citigroup personifica a transformação da Quarta Onda, onde "empregos" somem enquanto oportunidades "por conta própria" crescem.
O última beco da Super via da Distribuição será a Internet. Observadores sagazes do cenário high-tech, disseram, anos atrás, que o Marketing Multinível estava conduzindo o caminho para as aplicações comerciais da World Wide Web.
Internet é abreviação de "internetworking", rede de contatos. Marketing Multinível é o próprio "Networking". E, provavelmente, não existe um caminho mais rápido para se estabelecer uma rede de contatos do que a Internet atualmente. Os distribuidores do futuro usarão a Internet para receber vídeos empresariais de treinamento em tempo real, informes das empresas e reuniões programadas de oportunidade, que, hoje em dia, eles só podem obter através de satélites. Esta previsão é de Stuart Johnson, cuja companhia Vídeo Plus, em Lake Dallas-TX, se especializou em produtos e serviços de comunicação para empresas de Marketing Multinível.

Uma Oportunidade de Trabalho

Para os especialistas em vendas, o marketing multinível é um sistema que permite levar produtos da indústria para o consumidor sem passar pelo varejo tradicional. Para os que nele trabalham, porém, o MMN é, acima de tudo, uma oportunidade de ganhar dinheiro, suplementar a renda familiar e realizar sonhos pessoais.
Por isso mesmo, o MMN atrai pessoas ambiciosas, dotadas de iniciativa própria e dispostas a trabalhar longas horas para alcançar seus objetivos.
Para empresas de MMN, o ato de patrocinar alguém visa que a pessoa patrocinada se torne um consumidor de produtos da empresa. Isso nada mais é do que uma estratégia de aumento de participação de mercado. O MMN enfoca cada pessoa como uma micro fatia do mercado, atuando diretamente para atrair uma a uma ao uso cotidiano de seus produtos - competindo, portanto, com o apelo da propaganda de massa que procura atrair consumidores aos supermercados, magazines e demais boas lojas do ramo.
Para o distribuidor empreendedor no entanto é uma oportunidade de possuir uma fatia do mercado dos produtos desta empresa, que quanto mais abrangente for com produtos exclusivos que geram demanda e criam fidelidade, com diversificação de segmentos de produtos e serviços que atendam as crescentes tendências de consumo e com possibilidade de participação em quaisquer dos mercados internacionais novos ou já existentes permitindo de sua casa ter um negócio próprio de distribuição internacional, é que vai tornar mais ilimitada a sua rentabilidade.
Alguns estudiosos têm se preocupado com este fenômeno e procurado definir as causas que determinam o sucesso ou o fracasso dos que tentam a sorte no marketing multinível. Não resta dúvida de que o sucesso depende de qualidades pessoais - como a persistência e a capacidade de suportar as frustrações iniciais - que nem todos possuem. Mas há outras características importantes que poderíamos definir como "pensamento positivo" - atitudes mentais diante das dificuldades que qualquer trabalho oferece.  Mas sem dúvida a maior causa de desistência a curto prazo é o total desconhecimento desta extraordinária forma de marketing e a falta de orientação por parte de quem o indicou para o negócio. Por isso não há outro tipo de empreendimento onde o apoio, a orientação e o treinamento pode fazer toda a diferença. Encontre o seu coach (treinador ou professor) dentro de sua linha de apoio e siga os passos que o levarão com certeza ao sucesso.

Os Planos de Compensação

O plano de compensação, ou plano de marketing, é o método pelo qual uma empresa de marketing multinível paga comissões aos seus distribuidores. O plano de compensação determina em grande medida quanto você ganhará, em quanto tempo, por um certo volume de trabalho. Ao escolher uma empresa, preste muita atenção ao seu plano de compensação.
Ironicamente, os planos de compensação são um dos elementos mais mal-entendidos do marketing multinível. Mesmo veteranos de MMN raramente sabem o que averiguar num plano de compensação. Nenhuma outra área do  marketing multinível é mais cercada de mistério, mais carregada de mito.
O escopo do plano de compensação é sem dúvida o aspecto mais orientado para percepção do negócio - diz o editor de MarketWave Leonard Clements. - Existem toneladas de maneiras de fazer com que um plano pareça mais lucrativo no papel, quando na realidade não é mais vantajoso do que qualquer outro. A forma mais certa de saber isso é pesquisar e saber em quanto tempo, quantas pessoas e qual o valor das comissões recebidas pelos distribuidores das várias companhias.
A renda derivada de uma companhia de marketing multinível, pode em geral, ser dividida em duas categorias: os lucros do varejo e a renda residual.
Como nas vendas tradicionais, os lucros do varejo refletem a habilidade do distribuidor de vender um produto ou serviço. Os lucros do varejo de uma companhia de marketing multinível são tipicamente pouco ou bem menores do que os de uma companhia de vendas diretas tradicional dependendo do foco de cada empresa, isto porque uma parte da margem foi desviada do ponto-de-venda para a porção residual do preço dos produtos.
As quantias normalmente alocadas para a distribuição e propaganda pelas companhias tradicionais são embutidas no plano de compensação do marketing multinível e pagas para a força de vendas do distribuidor. Isso incentiva fortemente os distribuidores para que promovam os produtos da companhia utilizando a propaganda boca a boca. Isso também é a base para que muitos distribuidores façam um pouco cada um e se beneficiem coletivamente.
E, do ponto de vista do gerenciamento corporativo, isso significa que, em vez de empregar capital de risco na propaganda, os custos com propaganda são pagos e recuperados simultaneamente na venda de um produto. Isso ajuda as companhias a manterem o preço do produto baixo.
Para maximizar os ganhos de um plano particular, é importante entender como isso funciona e quais são as qualificações exigidas para ganhar todas as comissões disponíveis. Em geral, os planos com qualificações mais altas exigem que os distribuidores despendam mais energia nas vendas de varejo e/ou no patrocínio da linha de frente do que os planos com qualificações menores, em contrapartida os ganhos residuais são muito maiores.
Para melhor entender os planos, veja os tipos de planos existentes hoje, mas antes aproveite para consultar o glossário de termos para não se perder na descrição dos planos. Veja também os sete critérios fundamentais para se escolher um plano.

Critérios para Escolha de um Plano

Simplicidade - Quanto mais fácil for explicar o plano, mais fácil será persuadir novos recrutas a assinar contrato. Quando as pessoas não entendem como suas comissões são calculadas, a tendência é desconfiar que estão sendo enganadas.

Tamanho Potencial da Organização - Dois fatores afetam o tamanho potencial de sua organização - largura e profundidade. Somente planos de matrizes estabelecem limites de largura. Mas todos os planos, exceto o binário (que é um tipo de matriz), limitam sua profundidade a um certo número de níveis. A profundidade pode ser traiçoeira. Um plano de emancipação gradativa pode lhe permitir receber comissões do dobro de níveis de um plano de nível único de seis degraus. Embora ambos sejam descritos como planos de seis níveis, um tem mais profundidade que o outro.

Princípio ou Fim de Linha - Alguns plano prevêem comissões mais elevadas no fim da linha - isto é, depois de você ter se emancipado ou começado a construir seus níveis mais baixos. Um plano desse tipo pode oferecer comissão de 1% no nível um, mas de 20% no nível seis. Planos de "fim de linha" desse tipo são muito mais lucrativos a longo prazo porque o crescimento geométrico de sua downline concentra grande número de pessoas nos níveis inferiores, onde suas comissões são maiores. Mas isso só funciona para distribuidores ambiciosos, enérgicos e persistentes que trabalham com empenho na construção de uma organização suficientemente profunda para propiciar essas comissões elevadas. De um modo geral fim de linha significa trabalho duro, gratificação postergada e maiores recompensas a longo prazo; princípio de linha significa mais dinheiro no começo, com menos esforço, mas um potencial de menor ganho a longo prazo.

Potencial de Lucro - A fim de estimar o potencial de lucro de um plano, recomenda-se o seguinte método:

1.Verifique o desconto de atacado que a empresa concede às suas compras de produto. Como ocorre em qualquer negócio de varejo, a diferença entre o seu preço por atacado e o preço pelo qual você vende representa o seu lucro de varejo. Veja a margem de lucro que você pode obter do nível inicial ao mais elevado nível de desempenho da empresa. 

2.Calcule seu lucro de atacado. Ele é o lucro que você obtém vendendo o produto por atacado na sua downline. Calcule a margem de lucro de atacado que você teria vendendo aos distribuidores em cada nível de desempenho disponível na sua empresa.

3.Num plano de emancipação gradativa, há um terceiro critério - a porcentagem de overrides ou royalties de seus segmentos de emancipação.
Este método fornecerá apenas uma estimativa aproximada de seus ganhos potenciais, mas lhe dará elementos que lhe permitirão comparar um plano com outro.

Qualificações - Verifique a quantidade mínima de pessoas necessárias para o plano que você está analisando. Essa é a quantidade de produto que você precisa comprar por atacado todos os meses a fim se qualificar como distribuidor ativo. verifique igualmente a quantidade de produto que você tem que comprar mensalmente para se qualificar em cada nível de desempenho. Se o volume exigido for muito alto, você poderá acabar estocando mais mercadoria do que a sua capacidade de vendê-la. Se for muito baixo, sua downline pode sentir-se desmotivada para vender o que quer que seja, uma vez que tem que comprar mensalmente apenas o suficiente para seu consumo pessoal.

Letra Miúda - Muitos planos de compensação contêm exigências descabidas - condições raramente mencionadas aos candidatos e que muitas vezes são excluídas dos vídeos e impressos de recrutamento - mas que, não obstante, têm grande impacto sobre o seu negócio. Procure sempre saber quais são as penalidades caso não cumpra suas cotas mensais. Outra pergunta importante a ser feita é saber como o plano calcula suas cotas mensais. Todo volume de vendas é levado em conta ou apenas parte dele?

Tipo de Plano - Você deve compreender os prós e contras de cada tipo de plano e escolher o que atende as suas necessidades. São três os principais tipos de planos: Emancipação Gradativa, Matriz e Uninível. Embora você possa ouvir muitos outros nomes designando planos de compensação, todos eles se encaixam numa dessas três categorias. O plano Binário, por exemplo, é uma modalidade do Matriz e o plano Australiano é uma variedade do Uninível.
Perguntas Mais Frequentes
Nesta seção encontram-se as perguntas mais freqüentes de quem está começando a conhecer o MMN.

MMN é um negócio do tipo "fique rico rápido"?

Embora milhares de pessoas tenham se tornado ricas em menos de 2 ou 3 anos devido ao poder do MMN, não é um negócio do tipo "fique rico rápido". Na realidade, MMN é um negócio do tipo "fique rico devagar" para a maioria das pessoas. Ele exige trabalho duro, paciência, persistência, comprometimento em tempo e dinheiro, um desejo forte de ser bem sucedido e uma atitude de nunca desistir. Nenhum tipo de negócio é fácil, e o MMN não é exceção.

O MMN é um negócio legítimo, legal e sério?

Sim, corretamente conduzido, o MMN ou Marketing Multinível é um negócio legítimo e com credibilidade.
É como qualquer outro negócio - as pessoas que o conduzem fazem dele legítimo e dão credibilidade. Quanto a questão da legalidade, todos os negócios são legais se não existe uma lei que diga o contrário.
Ao contrário da crença popular, os órgãos fiscalizadores não têm que aprovar o plano de uma empresa, eles apenas investigam reclamações e usam as leis se necessário. Mas apenas porque uma empresa está sendo processada não quer dizer que seu negócio é ilegal. Toda grande empresa de MMN já passou por dolorosos processos judiciais para tornar-se um nome respeitado.
Há centenas de empresas MMN legítimas, algumas que estão operando há décadas (Avon, Amway, Nu Skin e muitas outras). Impérios com nomes como esses, com vendas totais em bilhões de dólares não chegaram até aí à toa, baseadas num negócio sem seriedade.
As empresas de MMN que são bem sucedidas provém produtos únicos, de alta qualidade, por um preço justo para o consumidor e têm alta atenção e um plano de compensação justo para seus representantes

O MMN ou Marketing Multinível é uma Pirâmide?

Pirâmides são ilegais.
MMN é reconhecido como uma forma legítima de negócio há mais de 40 anos pelo governo dos EUA e pela maioria dos países no mundo, inclusive o Brasil. Entretanto, frequentemente um indivíduo inescrupuloso conduzirá um esquema de pirâmide disfarçado como uma empresa MMN legítima. Isso é estúpido. O modo básico para se reconhecer um esquema de pirâmide é quando há um custo muito alto para entrar e há um valor muito baixo ou mesmo nenhum produto ou serviço oferecido em retorno ao custo. O foco de uma pirâmide é fazer dinheiro através de taxas de inscrição, em vez de mover produtos e serviços reais, para consumidores reais e por preços reais.

Você pode representar mais de uma empresa de MMN?

Sim, se tudo que você faz é consumir os produtos e não promover a empresa.
Mas para assegurar alta renda e duradouro sucesso você deve se centralizar em trabalhar e promover apenas uma empresa por 18 à 36 meses.
Ache um bom patrocinador de uma empresa estável e de produtos de alta qualidade, comprometa-se com sua metas e você será bem sucedido.

Você tem que tornar-se um "cobra" para ganhar bastante dinheiro no MMN?

Não, absolutamente não.
Pessoas que têm a habilidade de um cobra (pessoa que constrói uma grande rede rapidamente e parece atrair muitas outras pessoas) são de se admirar, mas não é necessário ter essas habilidades para ser bem sucedido em MMN. Há muitas e muitas pessoas comuns altamente sucedidas de grupos sociais bastante diferentes e com bases educacionais bastante diferentes.
Os maiores fazedores de dinheiro em algumas das mais antigas empresas MMN estabelecidas são motoristas de caminhão, fazendeiros, carpinteiros, enfermeiras, cabeleireiros, donas de casa, secretárias, engenheiros, professores, etc.
Em todos os casos essas pessoas, como eu e você, tiveram o forte desejo de mudar sua condição social sem mudar sua natureza. Elas simplesmente agem normalmente, fazem novos amigos, organizam reuniões em suas casas que não são necessariamente reuniões, são mais pequenas festinhas, e naturalmente vendem-se, apenas sendo elas mesmas, coisa que nós fazemos todo dia.
A maioria dos cobras são bons devido ao seu exaustivo calendário de compromissos. Eles voam por todo o país fazendo palestras, conseguem um monte de pessoas empolgadas por algumas horas, e depois parece nunca estar lá quando você precisa de suporte. O modo como eles recrutam não pode ser duplicado pelas pessoas comuns, assim eles são como uma máquina virtual, recrutando tantas pessoas continuamente - para compensar os que saem da rede.
A verdadeira beleza do MMN é que pessoas comuns como eu e você podem criar uma renda em tempo integral a partir de um esforço de tempo parcial em casa.
Então, para concluir, você absolutamente não precisa ser um "cobra" ou tornar-se um "cobra" para fazer grande no MMN. Pessoas comuns estão fazendo grande todos os dias.

O que é um "cobra" do MMN?

Aproximadamente 1 pessoa entre 1000 em MMN é de um grau considerado "cobra". São pessoas capazes de recrutar dezenas ou até centenas de pessoas com seu carisma e charme. Elas têm habilidades de venda e apresentação para grupo, fala em público e outros talentos de persuasão superiores. Alguns desenvolveram estes talentos e habilidades ao longo do tempo e outros possuíam naturalmente. "Cobras" do MMN não necessariamente são os maiores ganhadores de dinheiro em MMN, embora sejam vistos assim.

Por que escolher o MMN?

MMN oferece para aqueles como nós que não tiveram sorte o suficiente para nascer em um berço de ouro, a oportunidade para começar nosso próprio negócio sem dinheiro, experiência ou treinamento. Você aprende no trabalho enquanto ganha.
Muitas empresas fazem o marketing de seus produtos ou serviços usando MMN, porque ele reduz o tempo e o custo de marketing para fazer o produto ou serviço chegar ao consumidor final.
Comparado ao método convencional de distribuição via importadores, atacadistas e varejistas, no MMN há poucos custos para começar, e poucos empregados necessários tanto para curto quanto para longo prazo. Isso ajuda a reduzir os altos custos de operação e permite usar as economias para pesquisa e desenvolvimento de produtos de alta qualidade.
Donos de empresas MMN geralmente estão comprometidos com o sistema e querem ajudar as pessoas a conquistar a independência financeira. Veja que essa independência financeira apenas pode ser obtida entendendo que seus ganhos estão diretamente relacionados com a quantidade de trabalho que você investe.

A maioria das pessoas pode desenvolver as habilidades empresariais necessárias para ter sucesso no MMN?

Não será a maioria das pessoas irá adquirir as habilidades necessárias para tornar-se um empresário multimilionário do MMN. Também não será a maioria das pessoas que adquirirá as habilidades necessárias para tornar-se um dos líderes corporativos mais bem-sucedidos e pagos do país. Mas isso só acontece por questões de inabilidade por falta de vontade e disposição para se concentrar.
Quando se faz essa pergunta é preciso separar "poder desenvolver as habilidades" de "desenvolver as habilidades". A maioria das pessoas pode desenvolver tais habilidades. A maioria não o fará.
Afinal, as habilidades em si não são tão difíceis de serem adquiridas.
A maioria das pessoas pode aprender a falar com as outras sobre uma oportunidade; a chegar na hora para um compromisso; a pedir ajuda de uma upline com mais experiência; a pegar um telefone e ligar para um prospect; as objeções e respostas para as suas ofertas; a gastar o tempo com o treinamento de suas downlines, para levá-las ao sucesso; a usar seus próprios produtos e dar testemunhos de sua qualidade.
Há realmente alguma coisa que um praticante do MMN deve fazer para ter sucesso, e que a maioria das pessoas não pode aprender? Não se elas estiverem dispostas a mudar. A maioria das pessoas está disposta a mudar? Não.

Que produtos e serviços podem ser comprados por meio do MMN? Quais as vantagens que apresentam em relação aos produtos similares vendidos no comércio tradicional?

O sistema de marketing multinível permite que seja comercializado todo tipo de mercadoria. Nos Estados Unidos, as grandes empresas, por exemplo, vendem por meio de catálogos centenas de produtos nas linhas de cosméticos, cuidados com o lar, nutrição, cuidados pessoais e utensílios domésticos. São produtos diferenciados, com desempenho, em geral, sensivelmente superior ao que se encontra no mercado em razão do resultado final de seu uso.
Além disso, o sistema multinível se presta para a venda de serviços, como cartões de crédito, planos de saúde, roteiro turístico, etc.

É verdade que a maioria das pessoas que se tornam distribuidores no MMN acabam desistindo?

São vários os motivos que podem levar ao insucesso no marketing multinível. Entre eles estão: ausência de espírito empreendedor, desconhecimento do negócio e dos produtos e falta de objetivos. Como em qualquer outro negócio, sempre haverá os empreendedores que desistem, aqueles que são medianamente bem-sucedidos e aqueles que são muito bem-sucedidos. Pessoas com espírito imediatista não devem esperar milagres no MMN.

Quando compro um produto para meu uso, por meio do MMN, sou automaticamente classificado como distribuidor?

O fato de consumir produtos de uma empresa MMN não caracteriza a pessoa como distribuidor. Para ser um distribuidor, é preciso que o interessado assine um contrato com a empresa e cumpra as normas previstas no Manual de Negócios.

Quais são os direitos e deveres de um distribuidor, num sistema MMN?

De acordo com as normas de negócios das boas empresas de MMN, os direitos, os deveres e as responsabilidades dos distribuidores são os seguintes: Os distribuidores podem comprar todos os produtos e materiais de promoção diretamente da empresa é proibido vender, exibir ou oferecer à venda os produtos e acessórios em locais de varejo abertos ao público, incluindo, mas não se limitando a feiras, exposições e outros eventos desse tipo os distribuidores não devem apresentar de forma enganosa preço, qualidade, desempenho ou disponibilidade de produtos ou serviços, não devem fazer quaisquer declarações sobre os produtos ou serviços que não aqueles expressamente definidos nos rótulos dos produtos ou na literatura oficial sempre que um cliente pedir que a garantia de satisfação seja honrada, o distribuidor lhe oferecerá opções de restituição total do preço da compra, crédito total ou troca pelo mesmo ou outro produto o distribuidor deve cumprir as leis, normas e usos, inclusive código de defesa do consumidor, que regulamentam a operação de seu negócio o distribuidor pode desempenhar outras atividades ou vender produtos que não aqueles comercializados com a marca da empresa os distribuidores sempre acatarão imediatamente, e em sua totalidade, exigências, sistemas, procedimentos e diretrizes estabelecidos no Manual de Negócios.

Como terei certeza de que a empresa respeitará seu compromisso comigo, creditando as comissões sobre todas as vendas feitas por minha rede? Que garantias tenho?

A empresa deve ter credibilidade histórica e estar legalmente constituída. As garantias devem ser contratuais.

Livros Recomendados

  • "Tudo Sobre Network Marketing" - Richard Poe
  • "Muito Mais Sobre Network Marketing" - Richard Poe
  • "A Fórmula da Liderança" - Sergio Buaiz
  • "O Básico" - Don Failla
  • "Marketing de Rede - O Guia Definitivo do MLM"- Will Marks
  • "Conheça os Segredos do Network Marketing" - Leonard W. Clements
  • "O Maior Vendedor do Mundo"- Og Mandino
  • "A Mágica de Pensar Grande" - David Schwartz
  • "Marketing de Boca a Boca" - Jerry Wilson
     
  • "Como Ficar Rico com Network Marketing" - John Bremner
     
  • "O Melhor Profissional de Network Marketing do Mundo" -  John Milton Fogg
     
  •  "Network Marketing com Esperteza das Ruas" -  Robert Butwin
  • "Wave Four" (A Quarta Onda) - Richard Poe
  • "Your First Year in Network Marketing" - Mark Yarnell
  • "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas" - Dale Carnegie
  • "Pense e Enriqueça" - Napoleon Hill
  • "Plano de Ação Positiva" - Napoleon Hill
  
Também chamado de marketing multinível ou sistemas de distribuição direta.  Da mesma forma que as franquias,  as leis a princípio tentaram proscrever o marketing de rede,  e conheço alguns países que conseguiram bani-lo ou então restringi-lo severamente.  Qualquer novo sistema ou ideia geralmente passa por essa fase em que é classificado de   “estranho e suspeito”.  A princípio,  eu também pensei que o marketing de rede era uma farsa.  Mas com o passar dos anos,  estudei os diversos sistemas existentes através do marketing de rede e presenciei diversos amigos serem bem-sucedidos nesta forma de “D” (Dono do Negócio). Então mudei de ideia.
Depois que deixei de lado meus preconceitos e comecei a pesquisar sobre o marketing de rede,  descobri que havia muitas pessoas que estavam dedicando-se sincera e diligentemente a construir bem-sucedidas empresas de marketing de rede.  Quando conheci essas pessoas,  vi o impacto que o negócio delas tinha nas vidas e nos futuros financeiros de terceiros.  Comecei a realmente analisar o valor do sistema de marketing de rede.  Por uma taxa de inscrição de valor razoável (geralmente em torno de $ 2.000,00),  uma pessoa pode se incorporar a um sistema e começar a construir seu negócio imediatamente.  Devido aos avanços tecnológicos da indústria de computadores,  essas organizações são totalmente automatizadas e as dores de cabeça devido à papelada,  processamento de pedidos,  distribuição,  contabilidade e acompanhamento são quase que inteiramente administradas pelos sistemas de software de marketing de rede. Novos distribuidores podem concentrar todos os seus esforços na construção de seus negócios através do compartilhamento desta oportunidade de negócio automatizada em vez de se preocupar com as dores de cabeça normais no início de um novo pequeno negócio.
Um de meus amigos de longa data que ganhou mais de um bilhão de dólares em 1997 recentemente se registrou como distribuidor de marketing de rede e começou a construir seu negócio.  Eu surpreendi-me ao vê-lo construir um negócio tão diligentemente,  pois ele não precisa absolutamente do dinheiro.  Quando perguntei a ele o porquê,  ele me explicou a coisa assim:
“Eu frequentei a faculdade para ser auditor público,  e tenho o MBA em finanças. Quando as pessoas me perguntam como eu fiquei tão rico,  eu conto a elas sobre as transações multimilionárias que faço com imóveis e sobre os milhares de renda passiva que recebo anualmente dos meus imóveis.  Então percebo que algumas delas se retraem ou ficam sem graça.  Ambos sabemos que as chances de elas realizarem investimentos multimilionários com imóveis são quase nulas.  Além de não ter instrução,  elas não têm o capital adicional para investir.  Então comecei a procurar uma maneira de ajudá-las a obter o mesmo nível de renda passiva que eu desenvolvi a partir dos imóveis...  sem ter que voltar para a faculdade por seis anos e passar 12 anos investindo em imóveis.  Acredito que o marketing de rede dá elas as oportunidades para que elas construam a renda passiva necessárias para que possam se sustentar enquanto aprendem a tornarem-se investidores.  É  por isso que eu lhes recomendo marketing de rede.  Mesmo que as pessoas tenham pouco dinheiro,  elas ainda poderão investir o ‘patrimônio suado’ por cinco anos e começar a gerar cada vez  mais renda passiva  para começar a investir.   Desenvolvendo seu próprio negócio,  elas têm tempo livre para aprender e capital para investir comigo em meus grandes negócios.” 
Após pesquisar várias empresas,  meu amigo aderiu a uma de marketing de rede como distribuidor e começou um negócio com pessoas que algum dia iriam querer investir com ele.  Ele está se dando bem em seu negócio,  e também em seus investimentos.  Ele me contou:  “Inicialmente,  fiz isso porque queria ajudar as pessoas a ter dinheiro para investir,  e estou enriquecendo com um negócio totalmente novo. ”
Ele dá aulas aos sábados,  duas vezes por mês.  Na primeira aula,  ele ensina sobre os sistemas de negócios e sobre as pessoas, ou como se tornar um “D” bem-sucedido.  No segundo encontro do mês,  ele as ensina sobre alfabetização e inteligência financeiras.  Ele agora está ensinando a essas pessoas a serem “I” (Investidor)  na prática.  O tamanho das turmas dele está crescendo rapidamente. O padrão que ele recomenda é o mesmo que eu recomendo.

UMA FRANQUIA PRÓPRIA

E  é por isso que hoje em dia aconselho as pessoas a levar em consideração o marketing de rede.  Muitas franquias famosas custam um milhão de dólares ou mais.  O marketing de rede é como comprar uma franquia pessoal,  e que normalmente sai por menos de            $ 2.000,00. Sei que a maior parte do marketing de rede exige trabalho árduo. Mas o sucesso em qualquer Quadrante também.  Eu pessoalmente não gero nenhuma renda como distribuidor de marketing de rede.  Pesquisei várias empresas de marketing de rede e seus planos de remuneração.  Enquanto fazia  minha pesquisa,  aderi a várias empresas só porque os produtos dela são bons,  e os utilizo como consumidor.

Ainda assim,  se eu pudesse  dar um conselho para ajudá-lo a  passar para o lado direito do Quadrante (Donos de Negócios e Investidores),  não me concentraria tanto no produto,  mas na educação que a organização oferece.  Há organizações de marketing de rede que estão interessadas tão somente em fazê-lo vender o sistema deles para seus amigos.  E existem organizações que estão interessadas principalmente e instruí-lo e ajudá-lo a ter êxito. 
A partir das minhas pesquisas sobre marketing de rede,  descobri duas coisas importantes que você pode aprender através dos seus programas e que são essenciais para se tornar um “D”  de sucesso:

1.     Para ser bem-sucedido,  você precisa aprender a superar o medo de ser rejeitado,  e a parar de pensar no que as pessoas vão dizer de você.  Muitas vezes conheci pessoas que dão para trás  simplesmente porque se preocupam com o que seus amigos diriam se soubessem que estavam fazendo alguma coisa diferente.  Sei disso porque eu também era desse jeito.  Como era de uma cidade pequena,  todo mundo sabia o que todo mundo estava fazendo.  Se alguém não gostasse do que você estava fazendo,  a cidade inteira ficava sabendo e o seu negócio virava assunto para eles.

Uma das expressões  que repetia para mim mesmo era:  “ O que você pensa de mim não é da minha conta.  A coisa mais importante para mim é o que eu penso para mim mesmo.”  Um dos motivos pelos quais meu pai rico me encorajou a trabalhar com vendas na Xerox Corporation por quatro anos não foi porque ele gostava de copiadoras,  mas porque ele queria que eu superasse minha timidez e o medo da rejeição.

2.     Aprender a liderar pessoas.  Trabalhar com diferentes tipos de pessoas é a coisa mais difícil nos negócios.  As pessoas que conheci e que são bem-sucedidas em qualquer tipo de negócios são as que são líderes natos.  A capacidade de se dar bem com as pessoas e de inspirá-las é uma qualidade inestimável.  Mas é uma qualidade que se pode aprender.

Como eu disse,  a  transição do lado esquerdo do Quadrante para o lado direito (passar de Empregado para Empresário) não envolve tanto o que você faz,  mas quem você se torna.  Aprenda a lidar com a rejeição,  como não se deixar afetar pelo que os outros pensam de você,  e aprenda a liderar pessoas,  e você encontrará prosperidade.  Por isso eu endosso qualquer organização de marketing de rede que está primeiramente comprometida em desenvolver o ser humano mais do que o vendedor.  Eu buscaria organizações que:

1.     São organizações aprovadas que têm registros de um caminho de sucesso e um sistema de distribuição e um plano de remunerações que seja bem-sucedido há anos.

2.     Tenha uma oportunidade de negócios  com a qual você possa ser bem-sucedido,  na qual possa acreditar e compartilhar com os outros com toda a confiança.

3.     Tenha programas educacionais contínuos e em longo prazo para desenvolvê-lo como ser humano.  Autoconfiança é vital do lado direito do Quadrante.

4.     Tenha um mentor que seja forte.  Você quer aprender com líderes, não com consultores.  Pessoas que já são líderes do lado direito do Quadrante e querem que você tenha sucesso.

5.     Esteja com pessoas quem você respeite e com quem você goste de estar.

Se a organização satisfazer esses cinco critérios,  então,  e somente depois disso, preste atenção no produto.  Muitas pessoas prestam atenção no produto e não no sistema empresarial e na organização que está por trás do produto.  Em algumas das organizações que eu pesquisei,  um de seus chavões era:  “ O produto se vende.  É fácil.”  Se você quer ser vendedor,  um “A” (Autônomo),  então o produto é o mais importante.  Mas se você quer se tornar um “D” a longo prazo,  então o mais importante é o sistema,  a educação para a vida toda,  e as pessoas.
Um amigo e colega meu,  notável neste setor,  lembrou-me do valor do tempo,  um de nossos bens mais preciosos.  Uma verdadeira história de sucesso numa empresa de marketing de rede é quando seu compromisso de tempo e trabalho árduo a curto prazo leva a uma renda passiva significativa a longo prazo.  Uma vez construída uma sólida organização sob você,  você pode parar de trabalhar e o seu curso de renda continuará a partir dos esforços da organização que você construir. A chave mais importante para o sucesso com uma empresa de marketing de rede é o compromisso a longo prazo,  tanto do seu lado quanto por parte da organização, para que você se transforme no líder empresarial que quer ser.

UM SISTEMA É UMA PONTE PARA A LIBERDADE

Não ter onde morar não é o tipo de experiência que eu gostaria de repetir.  Mesmo assim,  essa experiência foi inestimável para Kim e para mim.  Hoje em dia, liberdade e segurança não são encontradas no que se tem,  mas no que sabemos que podemos criar com confiança.
Desde aquela época,  criamos ou ajudamos a desenvolver uma empresa imobiliária,  uma companhia de petróleo,  e duas empresas educacionais.  Assim,  o processo de aprender a criar um sistema bem-sucedido foi benéfico para nós. Ainda assim,  eu não recomendo esse processo a ninguém,  a menos que se queira  realmente passar por isso.
Somente há alguns anos,  a possibilidade de uma pessoa ser bem-sucedida no quadrante “D” só estava disponível para os eram corajosos ou ricos.  Kim e eu devemos ter sido corajosos,  pois certamente não éramos ricos.  O motivo pelo qual tantas pessoas ficam estagnadas do lado esquerdo do quadrante é porque elas sentem que os riscos envolvidos no desenvolvimento de seu próprio sistema são muito grandes.  Para elas, é mais inteligente permanecer num emprego seguro.
Hoje em dia, sobretudo devido às mudanças tecnológicas,  os riscos envolvidos em se tornar um negociante bem-sucedido diminuíram sensivelmente...  e a oportunidade de ter o próprio sistema empresarial está disponível para praticamente todos.
Franquias e marketing de rede afastaram a parte difícil de se desenvolver o próprio sistema.  Você adquire os direitos de um sistema comprovado,  e a partir daí seu único trabalho será o de desenvolver seu pessoal.
Pense nesses sistemas empresariais como pontes.  Pontes que darão a você o caminho para você atravessar com  segurança do lado esquerdo para o lado direito do quadrante do fluxo de caixa...  sua Ponte para a Independência Financeira.

Texto Extraído do Independência Financeira
de Robert Kiyosaki – Editora Campus





Nenhum comentário:

Postar um comentário