Segue um artigo
bastante esclarecedor para explicar esta diferença entre PIRÂMIDE e MARKETING
DE REDE, porque muita gente acha que é a mesma coisa. Isto porque muitas destas
pirâmides ou correntes financeiras associam seus negócios ilegais ao marketing
de rede, ou network marketing ou marketing multinível. Por isso cuidado, saiba
diferenciar uma empresa legítima de marketing de rede de uma pirâmide ilegal ou
disfarçada e de correntes financeiras.
PIRÂMIDES
FINANCEIRAS X MARKETING DE REDE
Com a rápida evolução
das grandes tendências atuais, percebemos que nem todas as informações estão ao
nosso alcance, no sentido de acompanhar, de forma satisfatória, tal evolução,
pois devido a sua grande extensão, alguns se empenham em focar num determinado
assunto ou abranger um conhecimento superficial sobre questões relevantes do
mundo atual.
Sendo o Marketing de
Rede, também denominado Marketing Multinível, uma nova tendência da área de
Marketing, pouco foi divulgado ou feito a respeito de um estudo mais
aprofundado sobre o mesmo, de forma a torná-lo um assunto de corrente
divulgação entre o meio empresarial, acadêmico e social.
Atualmente, este vem
se tornando um assunto relevante e de interesse também dos meios de
comunicação, ao fato de que dados atuais revelam o seu crescimento e um melhor
entendimento sobre a sua forma de atuação, com resultados satisfatórios.
Possivelmente pelo
não entendimento da distinção entre pirâmides financeiras e Marketing de Rede,
pessoas se referem a ambos como sendo de mesma atuação. Ocasionalmente, isso
vem gerando ao sistema de Marketing de Rede problemas quanto a sua imagem
devido à percepção que o público passa a ter a respeito deste como empresa
inescrupulosa e sem ética.
Como o Marketing de
Rede é uma forma de venda direta, também conhecido como Marketing Multinível ou
venda direta multinível, vem-se comprovando que este é um método altamente
eficiente e de sucesso para compensar os revendedores diretos pela colocação e
distribuição de produtos e serviços diretamente aos consumidores.
A WFDSA - World
Federation of Direct Selling Associations e as Associações de Venda Direta têm
demonstrado, com os códigos mundiais de conduta, o compromisso de seus membros
com práticas justas e éticas no mercado. A WFDSA, fundada em 1978, é uma organização
voluntária não governamental que representa globalmente a indústria de vendas
diretas como uma federação nacional de associações de vendas diretas (Direct
Selling Association - DSAs).
Existem, atualmente,
mais de 50 DSAs nacionais que participam da federação, sendo que em 1997 as
vendas globais a varejo de seus membros foram estimadas em mais de 80 bilhões
de dólares, com o trabalho de mais de 25 milhões de revendedores autônomos. A
WFDSA reconhece a necessidade de condutas éticas no mercado aprovando, em 1994,
o Código Mundial de Conduta para a Venda Direta, o qual todas as associações
nacionais precisam incluir em seus códigos nacionais.
O Código Mundial de
Conduta em Vendas Diretas traz:
- Satisfação e
proteção aos consumidores.
- Proteção aos revendedores
diretos.
- Promoção de
competição justa dentro dos moldes da empresa.
- Representação
ética das oportunidades de ganho da indústria.
O código é uma
medida que visa à autorregulamentação da indústria de venda direta. Não há
leis, mas o cumprimento do código requer um nível de comportamento ético que
excede requerimentos legais nacionais.
Cabe, então,
esclarecer exatamente a diferença entre Pirâmide e o sistema de Marketing de
Rede ou Multinível.
Em um conceito
básico, o sistema de pirâmide é um esquema de recrutamento de pessoas, gerando
renda somente do recrutamento de novos membros e da cobrança de taxas, sem que
nenhum produto ou serviço real seja movimentado.
Portanto, a
recompensa ocorre apenas com a adição de novos participantes e com os
investimentos destes, e não com a revenda ou a distribuição de produtos ou
serviços com função comercial legítima.
Na falta de um
produto real, tais esquemas tentam coagir as pessoas, garantindo serem empresas
legítimas que operam um plano de Marketing de Rede. Porém, os produtos de venda
utilizados por este sistema não possuem nenhum valor de mercado por serem
falsos certificados, informativos, programas de treinamento, assinatura de
revistas, cartões de descontos, descontos ilusórios, tratamentos ineficientes e
outros. As pessoas recrutadas adquirem estes produtos sem perspectivas de
revenda ou possibilidade de devolução do valor pago por eles.
Marketing de Rede
A evolução do
Marketing de Rede, num contexto geral de Marketing, é a junção do Marketing de
Relacionamento, que visa à qualidade do relacionamento com o cliente, e o
Marketing Direto, que vem a ser o relacionamento direto entre vendedor e
cliente. Portanto, o Marketing de Rede possibilita o relacionamento direto do
distribuidor (vendedor) com o cliente, de forma a manter uma qualidade de
relacionamento entre ambos, pois tal sistema só se consagra com a permanência
de um relacionamento direto em longo prazo.
O Marketing de Rede
é um sistema de distribuição ou uma forma de Marketing que movimenta bens e
serviços, do fabricante para o consumidor, por meio de uma rede de contratantes
independentes. É uma maneira de organizar e remunerar revendedores envolvidos
em vendas diretas. Possui um plano de remuneração de vendas diretas no qual
revendedores podem receber ganhos de duas maneiras.
Primeiramente,
revendedores podem receber compensações por suas revendas pessoais de produtos
e serviços a consumidores. Segundo, os revendedores podem ser remunerados pelas
revendas ou compras de pessoas que ele próprio recrutou e patrocinou no plano,
podendo também ser remunerado com base na revenda do grupo ou da rede que foi
recrutada e patrocinada por pessoas por ele previamente recrutado. Portanto, é
uma oportunidade para os revendedores estabelecerem o seu próprio negócio,
revendendo bens e serviços e desenvolvendo e treinando uma organização ou uma
rede de revendedores por eles patrocinados para fazerem o mesmo.
Sendo assim, uma
companhia de distribuição multinível significa qualquer pessoa, empresa,
corporação ou outra entidade de negócio que venda ou distribua um bem ou
serviço por meio de agentes independentes, contratantes ou distribuidores, e
tais participantes podem recrutar outros participantes.
Comissões, bônus,
restituições, descontos, dividendos e outras considerações do programa são ou
devem ser pagas como resultado da venda de tal serviço, produto, recrutamento,
ações ou desempenho de participantes adicionais.
Um dos pontos-chaves
para as empresas de Marketing de Rede tem sido inserir o foco no consumidor em
todo o processo de desenvolvimento de produtos. Cada produto é criado e
fabricado como se a empresa estivesse atendendo a um pedido de consumidor. Por esta
razão, o processo começa com uma avaliação detalhada para assegurar que o
produto vai atender às necessidades e às expectativas do consumidor. Tal
avaliação terá continuidade em cada estágio de desenvolvimento do produto,
passando por pesquisa de mercado, análise e desenvolvimento de protótipos e
testes com consumidores, até o produto final.
Tais empresas
possuem uma equipe de profissionais altamente qualificados e treinados para
atender às necessidades dos distribuidores, de forma a ajudá-los com todas as
orientações necessárias para que o negócio se desenvolva cada vez mais. As
mesmas apoiam seus distribuidores com um ativo programa de treinamento. Além
disso, os novos distribuidores recebem estímulos dos mais experientes, além de
conselhos e de toda ajuda necessária para o início de suas atividades.
Pouco a pouco, à
medida que aprendem mais sobre os produtos, o plano de vendas e o Marketing da
empresa, eles podem desenvolver os seus negócios independentes sobre uma base
sólida e atingir o sucesso desejado.
A Evolução do
Marketing Multinível
A Primeira
Onda começou em 1941, quando Carl Rehnborg introduziu o primeiro plano
de compensação de múltiplos níveis em sua companhia, a Nutrilite Products, Inc.
Esse foi o estágio rude e bárbaro do MMN, quando companhias legítimas competiam
com golpes escusos de pirâmides, e nem o público nem o governo sabiam direito
qual era a diferença. A Primeira Onda terminou em 1979, quando a Comissão
Federal de Comércio, o poderoso órgão de fiscalização americano, decidiu que a
Amway - e, por extensão, o próprio marketing multinível - era um negócio
legítimo.
Depois veio a Segunda
Onda. Pela primeira vez a tecnologia de computador tornava barato e fácil
organizar o complexo fluxo de comissões através de uma linha descendente de
MMN. Equipados com pouco mais que um computador comum e uma linha de produtos
de fabricação doméstica, centenas de pessoas empreendedoras se apressaram em
iniciar suas próprias companhias de MMN, baseadas em quartos e garagens por
todo os Estados Unidos. A década de 80 testemunhou uma explosão sem precedentes
de novas empresas de MMN.
A Segunda Onda
também testemunhou milhões de pessoas aderindo às companhias de MMN.
Infelizmente, muitos ficaram amargurados com a experiência. Essas pessoas
descobriram que era difícil ganhar dinheiro nas companhias da Segunda Onda. Era
um trabalho brutal, vinte e quatro horas por dia. Os distribuidores tinham de
acumular estoques, atender a pedidos de produtos, falar perante multidões em
reuniões em hotéis, treinar novos recrutas e passar a noite inteira atendendo a
telefonemas de sua linha descendente. Ainda eram obrigados pela companhia a
comprar grandes quantidades de produtos, a fim de atender as qualificações
necessárias na empresa, o que acabava com grandes estoques cheios de teia de
aranha nas garagens dos distribuidores.
As companhias
da Terceira Onda empenharam-se em mudar tudo isso. A partir de
1990, uma nova geração de executivos passou a aprimorar o processo de marketing
multinível, para torná-lo mais amistoso em relação ao usuário. O objetivo era
criar uma oportunidade de negócio em que qualquer um poderia ganhar dinheiro,
desde o que dedica apenas parte mínima de seu tempo ao que trabalha em tempo
integral.
As companhias da
Terceira Onda usam computadores, sofisticadas estratégias de administração e os
mais modernos sistemas de telecomunicações para tornar a vida tão fácil quanto
possível para o distribuidor médio. O uso de tecnologias como serviço gratuito
de DDD, TV, fax, vídeo, internet e celular entre outros é a principal
caraterística da Terceira Onda, que as usa para automatizar e padronizar
a tarefa outrora onerosa de administrar uma linha descendente.
Além disso, mais e
mais as companhias vêm eliminando as "condições" mais pesadas de seus
planos de compensação, e por isso os que trabalham em meio expediente não são
mais pressionados a investir mais tempo e dinheiro do que podem.
Alguns especialistas
já estão chamando de Quarta Onda: a mais poderosa força de negócios
do século XXI. Onde executivos das 500 maiores empresas listadas pela revista
Fortune encorajados pela crescente respeitabilidade do Marketing Multinível,
estão finalmente começando a investir em seus próprios programas
Mediante acordos
operacionais de distribuição, alianças estratégicas, fusões e aquisições, as
forças do Marketing Multinível estão, agora mesmo, começando a se integrar na
estratégia global das maiores e mais poderosas corporações do mundo. Centenas
de empresas importantes distribuem atualmente seus produtos através de
Marketing Multinível. Transnational Behemoths, Dupont e Conagra se uniram para
criar e lançar a Legacy USA, uma subsidiária de Marketing Multinível, que vende
produtos e medicamentos nutricionais. A IBM está vendendo programas de
treinamento através da Big Planet, uma divisão da Nu Skin Enterprises que já
vende também mais de 100.000 itens no seu comércio eletrônico. Ano passado, o
Citigroup - maior companhia do mundo em serviços financeiros - cortou sua força
de trabalho em 6%, demitindo cerca de 10.400 pessoas. Entretanto, sua
subsidiária de Marketing Multinível, continuou se expandindo. O
Citigroup personifica a transformação da Quarta Onda, onde "empregos"
somem enquanto oportunidades "por conta própria" crescem.
O última beco da Super via da Distribuição será a Internet. Observadores sagazes do cenário
high-tech, disseram, anos atrás, que o Marketing Multinível estava conduzindo o
caminho para as aplicações comerciais da World Wide Web.
Internet é
abreviação de "internetworking", rede de contatos. Marketing
Multinível é o próprio "Networking". E, provavelmente, não existe um
caminho mais rápido para se estabelecer uma rede de contatos do que a Internet
atualmente. Os distribuidores do futuro usarão a Internet para receber vídeos
empresariais de treinamento em tempo real, informes das empresas e reuniões
programadas de oportunidade, que, hoje em dia, eles só podem obter através de
satélites. Esta previsão é de Stuart Johnson, cuja companhia Vídeo Plus, em
Lake Dallas-TX, se especializou em produtos e serviços de comunicação para
empresas de Marketing Multinível.
Uma Oportunidade de
Trabalho
Para os
especialistas em vendas, o marketing multinível é um sistema que permite levar
produtos da indústria para o consumidor sem passar pelo varejo tradicional.
Para os que nele trabalham, porém, o MMN é, acima de tudo, uma oportunidade de
ganhar dinheiro, suplementar a renda familiar e realizar sonhos pessoais.
Por isso mesmo, o
MMN atrai pessoas ambiciosas, dotadas de iniciativa própria e dispostas a
trabalhar longas horas para alcançar seus objetivos.
Para empresas de
MMN, o ato de patrocinar alguém visa que a pessoa patrocinada se torne um
consumidor de produtos da empresa. Isso nada mais é do que uma estratégia de
aumento de participação de mercado. O MMN enfoca cada pessoa como uma
micro fatia do mercado, atuando diretamente para atrair uma a uma ao uso
cotidiano de seus produtos - competindo, portanto, com o apelo da propaganda de
massa que procura atrair consumidores aos supermercados, magazines e demais
boas lojas do ramo.
Para o distribuidor
empreendedor no entanto é uma oportunidade de possuir uma fatia do mercado dos
produtos desta empresa, que quanto mais abrangente for com produtos exclusivos
que geram demanda e criam fidelidade, com diversificação de segmentos de
produtos e serviços que atendam as crescentes tendências de consumo e com
possibilidade de participação em quaisquer dos mercados internacionais novos ou
já existentes permitindo de sua casa ter um negócio próprio de distribuição
internacional, é que vai tornar mais ilimitada a sua rentabilidade.
Alguns estudiosos
têm se preocupado com este fenômeno e procurado definir as causas que
determinam o sucesso ou o fracasso dos que tentam a sorte no marketing
multinível. Não resta dúvida de que o sucesso depende de qualidades pessoais -
como a persistência e a capacidade de suportar as frustrações iniciais - que
nem todos possuem. Mas há outras características importantes que poderíamos
definir como "pensamento positivo" - atitudes mentais diante das
dificuldades que qualquer trabalho oferece. Mas sem dúvida a maior causa
de desistência a curto prazo é o total desconhecimento desta extraordinária
forma de marketing e a falta de orientação por parte de quem o indicou para o
negócio. Por isso não há outro tipo de empreendimento onde o apoio, a
orientação e o treinamento pode fazer toda a diferença. Encontre o seu coach
(treinador ou professor) dentro de sua linha de apoio e siga os passos que o
levarão com certeza ao sucesso.
Os Planos de
Compensação
O plano de
compensação, ou plano de marketing, é o método pelo qual uma empresa de
marketing multinível paga comissões aos seus distribuidores. O plano de
compensação determina em grande medida quanto você ganhará, em quanto tempo,
por um certo volume de trabalho. Ao escolher uma empresa, preste muita atenção
ao seu plano de compensação.
Ironicamente, os
planos de compensação são um dos elementos mais mal-entendidos do marketing
multinível. Mesmo veteranos de MMN raramente sabem o que averiguar num plano de
compensação. Nenhuma outra área do marketing multinível é mais cercada de
mistério, mais carregada de mito.
O escopo do plano de
compensação é sem dúvida o aspecto mais orientado para percepção do negócio -
diz o editor de MarketWave Leonard Clements. - Existem toneladas de maneiras de
fazer com que um plano pareça mais lucrativo no papel, quando na realidade não
é mais vantajoso do que qualquer outro. A forma mais certa de saber isso é
pesquisar e saber em quanto tempo, quantas pessoas e qual o valor das comissões
recebidas pelos distribuidores das várias companhias.
A renda derivada de
uma companhia de marketing multinível, pode em geral, ser dividida em duas
categorias: os lucros do varejo e a renda residual.
Como nas vendas
tradicionais, os lucros do varejo refletem a habilidade do distribuidor de
vender um produto ou serviço. Os lucros do varejo de uma companhia de marketing
multinível são tipicamente pouco ou bem menores do que os de uma companhia de
vendas diretas tradicional dependendo do foco de cada empresa, isto porque uma
parte da margem foi desviada do ponto-de-venda para a porção residual do preço
dos produtos.
As quantias
normalmente alocadas para a distribuição e propaganda pelas companhias
tradicionais são embutidas no plano de compensação do marketing multinível e
pagas para a força de vendas do distribuidor. Isso incentiva fortemente os
distribuidores para que promovam os produtos da companhia utilizando a
propaganda boca a boca. Isso também é a base para que muitos distribuidores
façam um pouco cada um e se beneficiem coletivamente.
E, do ponto de vista
do gerenciamento corporativo, isso significa que, em vez de empregar capital de
risco na propaganda, os custos com propaganda são pagos e recuperados
simultaneamente na venda de um produto. Isso ajuda as companhias a manterem o
preço do produto baixo.
Para maximizar os
ganhos de um plano particular, é importante entender como isso funciona e quais
são as qualificações exigidas para ganhar todas as comissões disponíveis. Em
geral, os planos com qualificações mais altas exigem que os distribuidores
despendam mais energia nas vendas de varejo e/ou no patrocínio da linha de
frente do que os planos com qualificações menores, em contrapartida os ganhos
residuais são muito maiores.
Para melhor entender
os planos, veja os tipos de planos existentes hoje, mas antes aproveite para
consultar o glossário de termos para não se perder na descrição dos planos.
Veja também os sete critérios fundamentais para se escolher um plano.
Critérios para
Escolha de um Plano
Simplicidade -
Quanto mais fácil for explicar o plano, mais fácil será persuadir novos
recrutas a assinar contrato. Quando as pessoas não entendem como suas comissões
são calculadas, a tendência é desconfiar que estão sendo enganadas.
Tamanho Potencial da
Organização - Dois fatores afetam o tamanho potencial de
sua organização - largura e profundidade. Somente planos de matrizes
estabelecem limites de largura. Mas todos os planos, exceto o binário (que é um
tipo de matriz), limitam sua profundidade a um certo número de níveis. A
profundidade pode ser traiçoeira. Um plano de emancipação gradativa pode lhe
permitir receber comissões do dobro de níveis de um plano de nível único de
seis degraus. Embora ambos sejam descritos como planos de seis níveis, um tem
mais profundidade que o outro.
Princípio ou Fim de
Linha - Alguns plano prevêem comissões mais
elevadas no fim da linha - isto é, depois de você ter se emancipado ou começado
a construir seus níveis mais baixos. Um plano desse tipo pode oferecer comissão
de 1% no nível um, mas de 20% no nível seis. Planos de "fim de linha"
desse tipo são muito mais lucrativos a longo prazo porque o crescimento
geométrico de sua downline concentra grande número de pessoas nos níveis
inferiores, onde suas comissões são maiores. Mas isso só funciona para
distribuidores ambiciosos, enérgicos e persistentes que trabalham com empenho
na construção de uma organização suficientemente profunda para propiciar essas
comissões elevadas. De um modo geral fim de linha significa trabalho duro,
gratificação postergada e maiores recompensas a longo prazo; princípio de linha
significa mais dinheiro no começo, com menos esforço, mas um potencial de menor
ganho a longo prazo.
Potencial de Lucro -
A fim de estimar o potencial de lucro de um plano, recomenda-se o seguinte
método:
1.Verifique o
desconto de atacado que a empresa concede às suas compras de produto. Como
ocorre em qualquer negócio de varejo, a diferença entre o seu preço por atacado
e o preço pelo qual você vende representa o seu lucro de varejo. Veja a margem
de lucro que você pode obter do nível inicial ao mais elevado nível de
desempenho da empresa.
2.Calcule seu lucro de atacado. Ele é o lucro que você obtém vendendo o produto por atacado na sua downline. Calcule a margem de lucro de atacado que você teria vendendo aos distribuidores em cada nível de desempenho disponível na sua empresa.
3.Num plano de
emancipação gradativa, há um terceiro critério - a porcentagem de overrides ou
royalties de seus segmentos de emancipação.
Este método
fornecerá apenas uma estimativa aproximada de seus ganhos potenciais, mas lhe
dará elementos que lhe permitirão comparar um plano com outro.
Qualificações -
Verifique a quantidade mínima de pessoas necessárias para o plano que você está
analisando. Essa é a quantidade de produto que você precisa comprar por atacado
todos os meses a fim se qualificar como distribuidor ativo. verifique
igualmente a quantidade de produto que você tem que comprar mensalmente para se
qualificar em cada nível de desempenho. Se o volume exigido for muito alto,
você poderá acabar estocando mais mercadoria do que a sua capacidade de
vendê-la. Se for muito baixo, sua downline pode sentir-se desmotivada para
vender o que quer que seja, uma vez que tem que comprar mensalmente apenas o
suficiente para seu consumo pessoal.
Letra Miúda -
Muitos planos de compensação contêm exigências descabidas - condições raramente
mencionadas aos candidatos e que muitas vezes são excluídas dos vídeos e
impressos de recrutamento - mas que, não obstante, têm grande impacto sobre o
seu negócio. Procure sempre saber quais são as penalidades caso não cumpra suas
cotas mensais. Outra pergunta importante a ser feita é saber como o plano
calcula suas cotas mensais. Todo volume de vendas é levado em conta ou apenas
parte dele?
Tipo de Plano -
Você deve compreender os prós e contras de cada tipo de plano e escolher o que
atende as suas necessidades. São três os principais tipos de planos:
Emancipação Gradativa, Matriz e Uninível. Embora você possa ouvir muitos outros
nomes designando planos de compensação, todos eles se encaixam numa dessas três
categorias. O plano Binário, por exemplo, é uma modalidade do Matriz e o plano
Australiano é uma variedade do Uninível.
Perguntas Mais
Frequentes
Nesta seção
encontram-se as perguntas mais freqüentes de quem está começando a conhecer o
MMN.
MMN é um negócio do
tipo "fique rico rápido"?
Embora milhares de
pessoas tenham se tornado ricas em menos de 2 ou 3 anos devido ao poder do MMN,
não é um negócio do tipo "fique rico rápido". Na realidade, MMN é um
negócio do tipo "fique rico devagar" para a maioria das pessoas. Ele
exige trabalho duro, paciência, persistência, comprometimento em tempo e
dinheiro, um desejo forte de ser bem sucedido e uma atitude de nunca desistir.
Nenhum tipo de negócio é fácil, e o MMN não é exceção.
O MMN é um negócio
legítimo, legal e sério?
Sim, corretamente
conduzido, o MMN ou Marketing Multinível é um negócio legítimo e com
credibilidade.
É como qualquer
outro negócio - as pessoas que o conduzem fazem dele legítimo e dão
credibilidade. Quanto a questão da legalidade, todos os negócios são legais se
não existe uma lei que diga o contrário.
Ao contrário da crença
popular, os órgãos fiscalizadores não têm que aprovar o plano de uma empresa,
eles apenas investigam reclamações e usam as leis se necessário. Mas apenas
porque uma empresa está sendo processada não quer dizer que seu negócio é
ilegal. Toda grande empresa de MMN já passou por dolorosos processos judiciais
para tornar-se um nome respeitado.
Há centenas de
empresas MMN legítimas, algumas que estão operando há décadas (Avon, Amway, Nu
Skin e muitas outras). Impérios com nomes como esses, com vendas totais em
bilhões de dólares não chegaram até aí à toa, baseadas num negócio sem
seriedade.
As empresas de MMN
que são bem sucedidas provém produtos únicos, de alta qualidade, por um preço
justo para o consumidor e têm alta atenção e um plano de compensação justo para
seus representantes
O MMN ou Marketing
Multinível é uma Pirâmide?
Pirâmides são
ilegais.
MMN é reconhecido
como uma forma legítima de negócio há mais de 40 anos pelo governo dos EUA e
pela maioria dos países no mundo, inclusive o Brasil. Entretanto, frequentemente
um indivíduo inescrupuloso conduzirá um esquema de pirâmide disfarçado como uma
empresa MMN legítima. Isso é estúpido. O modo básico para se reconhecer um
esquema de pirâmide é quando há um custo muito alto para entrar e há um valor
muito baixo ou mesmo nenhum produto ou serviço oferecido em retorno ao custo. O
foco de uma pirâmide é fazer dinheiro através de taxas de inscrição, em vez de
mover produtos e serviços reais, para consumidores reais e por preços reais.
Você pode
representar mais de uma empresa de MMN?
Sim, se tudo que
você faz é consumir os produtos e não promover a empresa.
Mas para assegurar
alta renda e duradouro sucesso você deve se centralizar em trabalhar e promover
apenas uma empresa por 18 à 36 meses.
Ache um bom
patrocinador de uma empresa estável e de produtos de alta qualidade,
comprometa-se com sua metas e você será bem sucedido.
Você tem que
tornar-se um "cobra" para ganhar bastante dinheiro no MMN?
Não, absolutamente
não.
Pessoas que têm a
habilidade de um cobra (pessoa que constrói uma grande rede rapidamente e
parece atrair muitas outras pessoas) são de se admirar, mas não é necessário
ter essas habilidades para ser bem sucedido em MMN. Há muitas e muitas pessoas
comuns altamente sucedidas de grupos sociais bastante diferentes e com bases
educacionais bastante diferentes.
Os maiores fazedores
de dinheiro em algumas das mais antigas empresas MMN estabelecidas são
motoristas de caminhão, fazendeiros, carpinteiros, enfermeiras, cabeleireiros,
donas de casa, secretárias, engenheiros, professores, etc.
Em todos os casos
essas pessoas, como eu e você, tiveram o forte desejo de mudar sua condição
social sem mudar sua natureza. Elas simplesmente agem normalmente, fazem novos
amigos, organizam reuniões em suas casas que não são necessariamente reuniões,
são mais pequenas festinhas, e naturalmente vendem-se, apenas sendo elas
mesmas, coisa que nós fazemos todo dia.
A maioria dos cobras
são bons devido ao seu exaustivo calendário de compromissos. Eles voam por todo
o país fazendo palestras, conseguem um monte de pessoas empolgadas por algumas
horas, e depois parece nunca estar lá quando você precisa de suporte. O modo
como eles recrutam não pode ser duplicado pelas pessoas comuns, assim eles são
como uma máquina virtual, recrutando tantas pessoas continuamente - para
compensar os que saem da rede.
A verdadeira beleza
do MMN é que pessoas comuns como eu e você podem criar uma renda em tempo
integral a partir de um esforço de tempo parcial em casa.
Então, para concluir,
você absolutamente não precisa ser um "cobra" ou tornar-se um
"cobra" para fazer grande no MMN. Pessoas comuns estão fazendo grande
todos os dias.
O que é um
"cobra" do MMN?
Aproximadamente 1
pessoa entre 1000 em MMN é de um grau considerado "cobra". São
pessoas capazes de recrutar dezenas ou até centenas de pessoas com seu carisma
e charme. Elas têm habilidades de venda e apresentação para grupo, fala em
público e outros talentos de persuasão superiores. Alguns desenvolveram estes
talentos e habilidades ao longo do tempo e outros possuíam naturalmente.
"Cobras" do MMN não necessariamente são os maiores ganhadores de
dinheiro em MMN, embora sejam vistos assim.
Por que escolher o
MMN?
MMN oferece para
aqueles como nós que não tiveram sorte o suficiente para nascer em um berço de
ouro, a oportunidade para começar nosso próprio negócio sem dinheiro,
experiência ou treinamento. Você aprende no trabalho enquanto ganha.
Muitas empresas
fazem o marketing de seus produtos ou serviços usando MMN, porque ele reduz o
tempo e o custo de marketing para fazer o produto ou serviço chegar ao
consumidor final.
Comparado ao método
convencional de distribuição via importadores, atacadistas e varejistas, no MMN
há poucos custos para começar, e poucos empregados necessários tanto para curto
quanto para longo prazo. Isso ajuda a reduzir os altos custos de operação e
permite usar as economias para pesquisa e desenvolvimento de produtos de alta
qualidade.
Donos de empresas
MMN geralmente estão comprometidos com o sistema e querem ajudar as pessoas a
conquistar a independência financeira. Veja que essa independência financeira
apenas pode ser obtida entendendo que seus ganhos estão diretamente
relacionados com a quantidade de trabalho que você investe.
A maioria das
pessoas pode desenvolver as habilidades empresariais necessárias para ter
sucesso no MMN?
Não será a maioria
das pessoas irá adquirir as habilidades necessárias para tornar-se um
empresário multimilionário do MMN. Também não será a maioria das pessoas que
adquirirá as habilidades necessárias para tornar-se um dos líderes corporativos
mais bem-sucedidos e pagos do país. Mas isso só acontece por questões de
inabilidade por falta de vontade e disposição para se concentrar.
Quando se faz essa
pergunta é preciso separar "poder desenvolver as habilidades" de
"desenvolver as habilidades". A maioria das pessoas pode desenvolver
tais habilidades. A maioria não o fará.
Afinal, as
habilidades em si não são tão difíceis de serem adquiridas.
A maioria das pessoas
pode aprender a falar com as outras sobre uma oportunidade; a chegar na hora
para um compromisso; a pedir ajuda de uma upline com mais experiência; a pegar
um telefone e ligar para um prospect; as objeções e respostas para as suas
ofertas; a gastar o tempo com o treinamento de suas downlines, para levá-las ao
sucesso; a usar seus próprios produtos e dar testemunhos de sua qualidade.
Há realmente alguma
coisa que um praticante do MMN deve fazer para ter sucesso, e que a maioria das
pessoas não pode aprender? Não se elas estiverem dispostas a mudar. A maioria das
pessoas está disposta a mudar? Não.
Que produtos e
serviços podem ser comprados por meio do MMN? Quais as vantagens que apresentam
em relação aos produtos similares vendidos no comércio tradicional?
O sistema de
marketing multinível permite que seja comercializado todo tipo de mercadoria.
Nos Estados Unidos, as grandes empresas, por exemplo, vendem por meio de
catálogos centenas de produtos nas linhas de cosméticos, cuidados com o lar,
nutrição, cuidados pessoais e utensílios domésticos. São produtos
diferenciados, com desempenho, em geral, sensivelmente superior ao que se
encontra no mercado em razão do resultado final de seu uso.
Além disso, o
sistema multinível se presta para a venda de serviços, como cartões de crédito,
planos de saúde, roteiro turístico, etc.
É verdade que a
maioria das pessoas que se tornam distribuidores no MMN acabam desistindo?
São vários os
motivos que podem levar ao insucesso no marketing multinível. Entre eles estão:
ausência de espírito empreendedor, desconhecimento do negócio e dos produtos e
falta de objetivos. Como em qualquer outro negócio, sempre haverá os
empreendedores que desistem, aqueles que são medianamente bem-sucedidos e
aqueles que são muito bem-sucedidos. Pessoas com espírito imediatista não devem
esperar milagres no MMN.
Quando compro um
produto para meu uso, por meio do MMN, sou automaticamente classificado como
distribuidor?
O fato de consumir
produtos de uma empresa MMN não caracteriza a pessoa como distribuidor. Para
ser um distribuidor, é preciso que o interessado assine um contrato com a
empresa e cumpra as normas previstas no Manual de Negócios.
Quais são os
direitos e deveres de um distribuidor, num sistema MMN?
De acordo com as
normas de negócios das boas empresas de MMN, os direitos, os deveres e as
responsabilidades dos distribuidores são os seguintes: Os distribuidores
podem comprar todos os produtos e materiais de promoção diretamente da empresa
é proibido vender, exibir ou oferecer à venda os produtos e acessórios em
locais de varejo abertos ao público, incluindo, mas não se limitando a feiras,
exposições e outros eventos desse tipo os distribuidores não devem apresentar
de forma enganosa preço, qualidade, desempenho ou disponibilidade de produtos
ou serviços, não devem fazer quaisquer declarações sobre os produtos ou
serviços que não aqueles expressamente definidos nos rótulos dos produtos ou na
literatura oficial sempre que um cliente pedir que a garantia de satisfação
seja honrada, o distribuidor lhe oferecerá opções de restituição total do preço
da compra, crédito total ou troca pelo mesmo ou outro produto o distribuidor
deve cumprir as leis, normas e usos, inclusive código de defesa do consumidor,
que regulamentam a operação de seu negócio o distribuidor pode desempenhar
outras atividades ou vender produtos que não aqueles comercializados com a
marca da empresa os distribuidores sempre acatarão imediatamente, e em sua
totalidade, exigências, sistemas, procedimentos e diretrizes estabelecidos no
Manual de Negócios.
Como terei certeza
de que a empresa respeitará seu compromisso comigo, creditando as comissões
sobre todas as vendas feitas por minha rede? Que garantias tenho?
A empresa deve ter
credibilidade histórica e estar legalmente constituída. As garantias devem ser
contratuais.
Livros Recomendados
- "Tudo Sobre
Network Marketing" - Richard Poe
- "Muito Mais Sobre
Network Marketing" - Richard Poe
- "A Fórmula da Liderança" - Sergio Buaiz
- "O Básico" - Don Failla
- "Marketing de Rede - O Guia Definitivo do MLM"- Will
Marks
- "Conheça os Segredos do Network Marketing" - Leonard W.
Clements
- "O Maior Vendedor do Mundo"- Og Mandino
- "A Mágica de Pensar Grande" - David Schwartz
- "Marketing de
Boca a Boca" - Jerry Wilson
- "Como Ficar Rico
com Network Marketing" - John Bremner
- "O Melhor Profissional de Network Marketing do Mundo"
- John Milton Fogg
- "Network Marketing com Esperteza das Ruas" - Robert
Butwin
- "Wave Four"
(A Quarta Onda) - Richard Poe
- "Your First Year
in Network Marketing" - Mark Yarnell
- "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas" - Dale Carnegie
- "Pense e Enriqueça" - Napoleon Hill
- "Plano de Ação Positiva" - Napoleon Hill
Também chamado de marketing multinível ou sistemas
de distribuição direta. Da mesma forma que as
franquias, as leis a princípio tentaram proscrever o marketing de
rede, e conheço alguns países que conseguiram bani-lo ou então
restringi-lo severamente. Qualquer novo sistema ou ideia geralmente
passa por essa fase em que é classificado de “estranho e
suspeito”. A princípio, eu também pensei que o marketing
de rede era uma farsa. Mas com o passar dos anos, estudei
os diversos sistemas existentes através do marketing de rede e presenciei
diversos amigos serem bem-sucedidos nesta forma de “D” (Dono do Negócio). Então
mudei de ideia.
Depois que deixei de
lado meus preconceitos e comecei a pesquisar sobre o marketing de
rede, descobri que havia muitas pessoas que estavam dedicando-se
sincera e diligentemente a construir bem-sucedidas empresas de marketing de
rede. Quando conheci essas pessoas, vi o impacto que o
negócio delas tinha nas vidas e nos futuros financeiros de
terceiros. Comecei a realmente analisar o valor do sistema de
marketing de rede. Por uma taxa de inscrição de valor razoável
(geralmente em torno de $ 2.000,00), uma pessoa pode se incorporar a
um sistema e começar a construir seu negócio imediatamente. Devido
aos avanços tecnológicos da indústria de computadores, essas organizações
são totalmente automatizadas e as dores de cabeça devido à
papelada, processamento de
pedidos, distribuição, contabilidade e acompanhamento são
quase que inteiramente administradas pelos sistemas de software de marketing de
rede. Novos distribuidores podem concentrar todos os seus esforços na
construção de seus negócios através do compartilhamento desta oportunidade de
negócio automatizada em vez de se preocupar com as dores de cabeça normais no
início de um novo pequeno negócio.
Um de meus amigos de
longa data que ganhou mais de um bilhão de dólares em 1997 recentemente se
registrou como distribuidor de marketing de rede e começou a construir seu
negócio. Eu surpreendi-me ao vê-lo construir um negócio tão
diligentemente, pois ele não precisa absolutamente do dinheiro. Quando
perguntei a ele o porquê, ele me explicou a coisa assim:
“Eu frequentei a
faculdade para ser auditor público, e tenho o MBA em
finanças. Quando as pessoas me perguntam como eu fiquei tão
rico, eu conto a elas sobre as transações multimilionárias que faço
com imóveis e sobre os milhares de renda passiva que recebo anualmente dos meus
imóveis. Então percebo que algumas delas se retraem ou ficam sem
graça. Ambos sabemos que as chances de elas realizarem investimentos
multimilionários com imóveis são quase nulas. Além de não ter
instrução, elas não têm o capital adicional para
investir. Então comecei a procurar uma maneira de ajudá-las a obter
o mesmo nível de renda passiva que eu desenvolvi a partir dos
imóveis... sem ter que voltar para a faculdade por seis anos e
passar 12 anos investindo em imóveis. Acredito que o marketing de
rede dá elas as oportunidades para que elas construam a renda passiva
necessárias para que possam se sustentar enquanto aprendem a tornarem-se
investidores. É por isso que eu lhes recomendo marketing
de rede. Mesmo que as pessoas tenham pouco dinheiro, elas
ainda poderão investir o ‘patrimônio suado’ por cinco anos e começar a gerar
cada vez mais renda passiva para começar a
investir. Desenvolvendo seu próprio negócio, elas
têm tempo livre para aprender e capital para investir comigo em meus grandes
negócios.”
Após pesquisar
várias empresas, meu amigo aderiu a uma de marketing de rede como
distribuidor e começou um negócio com pessoas que algum dia iriam querer
investir com ele. Ele está se dando bem em seu negócio, e
também em seus investimentos. Ele me
contou: “Inicialmente, fiz isso porque queria ajudar as
pessoas a ter dinheiro para investir, e estou enriquecendo com um
negócio totalmente novo. ”
Ele dá aulas aos
sábados, duas vezes por mês. Na primeira
aula, ele ensina sobre os sistemas de negócios e sobre as pessoas,
ou como se tornar um “D” bem-sucedido. No segundo encontro do
mês, ele as ensina sobre alfabetização e inteligência
financeiras. Ele agora está ensinando a essas pessoas a serem “I”
(Investidor) na prática. O tamanho das turmas dele está
crescendo rapidamente. O padrão que ele recomenda é o mesmo que eu
recomendo.
E é por
isso que hoje em dia aconselho as pessoas a levar em consideração o marketing
de rede. Muitas franquias famosas custam um milhão de dólares ou
mais. O marketing de rede é como comprar uma franquia pessoal, e
que normalmente sai por menos de $
2.000,00. Sei que a maior parte do marketing de rede exige trabalho árduo. Mas
o sucesso em qualquer Quadrante também. Eu pessoalmente não gero
nenhuma renda como distribuidor de marketing de rede. Pesquisei
várias empresas de marketing de rede e seus planos de
remuneração. Enquanto fazia minha
pesquisa, aderi a várias empresas só porque os produtos dela são
bons, e os utilizo como consumidor.
Ainda
assim, se eu pudesse dar um conselho para ajudá-lo
a passar para o lado direito do Quadrante (Donos de Negócios e
Investidores), não me concentraria tanto no produto, mas
na educação que a organização oferece. Há organizações de marketing
de rede que estão interessadas tão somente em fazê-lo vender o sistema deles
para seus amigos. E existem organizações que estão interessadas
principalmente e instruí-lo e ajudá-lo a ter êxito.
A partir das minhas
pesquisas sobre marketing de rede, descobri duas coisas importantes
que você pode aprender através dos seus programas e que são essenciais para se
tornar um “D” de sucesso:
1. Para ser
bem-sucedido, você precisa aprender a superar o medo de ser
rejeitado, e a parar de pensar no que as pessoas vão dizer de
você. Muitas vezes conheci pessoas que dão para trás simplesmente
porque se preocupam com o que seus amigos diriam se soubessem que estavam
fazendo alguma coisa diferente. Sei disso porque eu também era desse
jeito. Como era de uma cidade pequena, todo mundo sabia o
que todo mundo estava fazendo. Se alguém não gostasse do que você
estava fazendo, a cidade inteira ficava sabendo e o seu negócio
virava assunto para eles.
Uma das
expressões que repetia para mim mesmo era: “ O que você
pensa de mim não é da minha conta. A coisa mais importante para mim
é o que eu penso para mim mesmo.” Um dos motivos pelos quais meu pai
rico me encorajou a trabalhar com vendas na Xerox Corporation por quatro anos
não foi porque ele gostava de copiadoras, mas porque ele queria que
eu superasse minha timidez e o medo da rejeição.
2. Aprender a liderar
pessoas. Trabalhar com diferentes tipos de pessoas é a coisa mais
difícil nos negócios. As pessoas que conheci e que são bem-sucedidas
em qualquer tipo de negócios são as que são líderes natos. A
capacidade de se dar bem com as pessoas e de inspirá-las é uma qualidade
inestimável. Mas é uma qualidade que se pode aprender.
Como eu
disse, a transição do lado esquerdo do Quadrante para o
lado direito (passar de Empregado para Empresário) não envolve tanto o que você
faz, mas quem você se torna. Aprenda a lidar com a
rejeição, como não se deixar afetar pelo que os outros pensam de
você, e aprenda a liderar pessoas, e você encontrará
prosperidade. Por isso eu endosso qualquer organização de marketing
de rede que está primeiramente comprometida em desenvolver o ser humano mais do
que o vendedor. Eu buscaria organizações que:
1. São organizações
aprovadas que têm registros de um caminho de sucesso e um sistema de
distribuição e um plano de remunerações que seja bem-sucedido há anos.
2. Tenha uma
oportunidade de negócios com a qual você possa ser
bem-sucedido, na qual possa acreditar e compartilhar com os outros
com toda a confiança.
3. Tenha programas
educacionais contínuos e em longo prazo para desenvolvê-lo como ser
humano. Autoconfiança é vital do lado direito do Quadrante.
4. Tenha um mentor que
seja forte. Você quer aprender com líderes, não com
consultores. Pessoas que já são líderes do lado direito do Quadrante
e querem que você tenha sucesso.
5. Esteja com pessoas quem
você respeite e com quem você goste de estar.
Se a organização
satisfazer esses cinco critérios, então, e somente depois
disso, preste atenção no produto. Muitas pessoas prestam
atenção no produto e não no sistema empresarial e na organização que está por
trás do produto. Em algumas das organizações que eu
pesquisei, um de seus chavões era: “ O produto se
vende. É fácil.” Se você quer ser vendedor, um
“A” (Autônomo), então o produto é o mais importante. Mas
se você quer se tornar um “D” a longo prazo, então o mais importante
é o sistema, a educação para a vida toda, e as pessoas.
Um amigo e colega
meu, notável neste setor, lembrou-me do valor do
tempo, um de nossos bens mais preciosos. Uma verdadeira
história de sucesso numa empresa de marketing de rede é quando seu compromisso
de tempo e trabalho árduo a curto prazo leva a uma renda passiva significativa
a longo prazo. Uma vez construída uma sólida organização sob
você, você pode parar de trabalhar e o seu curso de renda continuará
a partir dos esforços da organização que você construir. A chave mais
importante para o sucesso com uma empresa de marketing de rede é o compromisso
a longo prazo, tanto do seu lado quanto por parte da
organização, para que você se transforme no líder empresarial que quer
ser.
Não ter onde morar
não é o tipo de experiência que eu gostaria de repetir. Mesmo
assim, essa experiência foi inestimável para Kim e para
mim. Hoje em dia, liberdade e segurança não são encontradas no
que se tem, mas no que sabemos que podemos criar com confiança.
Desde aquela
época, criamos ou ajudamos a desenvolver uma empresa
imobiliária, uma companhia de petróleo, e duas empresas
educacionais. Assim, o processo de aprender a criar um sistema
bem-sucedido foi benéfico para nós. Ainda assim, eu não
recomendo esse processo a ninguém, a menos que se
queira realmente passar por isso.
Somente há alguns
anos, a possibilidade de uma pessoa ser bem-sucedida no quadrante
“D” só estava disponível para os eram corajosos ou ricos. Kim e eu
devemos ter sido corajosos, pois certamente não éramos
ricos. O motivo pelo qual tantas pessoas ficam estagnadas do lado
esquerdo do quadrante é porque elas sentem que os riscos envolvidos no
desenvolvimento de seu próprio sistema são muito grandes. Para elas,
é mais inteligente permanecer num emprego seguro.
Hoje em dia,
sobretudo devido às mudanças tecnológicas, os riscos envolvidos em
se tornar um negociante bem-sucedido diminuíram sensivelmente... e a
oportunidade de ter o próprio sistema empresarial está disponível para
praticamente todos.
Franquias e
marketing de rede afastaram a parte difícil de se desenvolver o próprio
sistema. Você adquire os direitos de um sistema
comprovado, e a partir daí seu único trabalho será o de desenvolver
seu pessoal.
Pense nesses sistemas empresariais como
pontes. Pontes que darão a você o caminho para você atravessar
com segurança do lado esquerdo para o lado direito do quadrante do
fluxo de caixa... sua Ponte para a Independência Financeira.
Texto Extraído do
Independência Financeira
de Robert Kiyosaki –
Editora Campus
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