quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Como começar um negócio de roupas

 

O sonho de todos é ter um negócio próprio para ganhar dinheiro sendo seu próprio chefe e como começar um negócio de roupas é uma dúvida comum, já que o mercado de confecção pode ser bastante promissor.
Para começar o seu negócio de roupas é preciso antes ter um perfil de lojista, ou seja, tem que gostar de moda e estar por dentro das tendências que envolvem o mundo têxtil, afinal, como em todo negócio, você precisa gostar e se identificar com o que faz. Você gosta ou já é apaixonado? Então veja o que fazer:

Escolha o ponto comercial do seu negócio de roupas

A localização vai contar bastante em um negócio de roupas. Lógico que conta em todo tipo de empresa que for abrir, mas no caso das roupas, em especial, conta ainda mais, visto que diversas compras são feitas por impulso, simplesmente porque alguém passou e viu uma roupa bonita na vitrine.
Ah, muito bem, além da escolha do ponto comercial correto em local de bom movimento e que seja direcionado ao seu público-alvo, você deve caprichar na vitrine, pois é um grande chamariz de uma loja de roupas.
Não se esqueça de levar em conta a concorrência local ao escolher o seu ponto, pois de nada adianta querer competir com alguma empresa que já seja muito conceituada e que não terá diferencial sobre o seu negócio. Se o seu for igual o dela e ela já tem público, tente achar um outro local antes.

Escolha o seu foco

Sua loja de roupas pode até atender a todos os públicos e ter roupas para todos os estilos, mas deve haver um foco principal que deve ser: roupas femininas, masculinas ou infantis? Depois, o seu público-alvo será classe C, B ou A? Isso vai implicar diretamente nos tipos de produtos que irá vender, assim como na propaganda que fará do seu negócio para atingir seus clientes.
Lógico que mesmo que escolha focar roupas femininas não quer dizer que não poderá ter algumas peças masculinas e infantis para as mulheres que vêm e aproveitam para presentear o marido e as crianças, mas o foco é sempre importante para determinar o posicionamento do seu negócio de roupas.

Faça um planejamento do seu negócio de roupas

Como tudo que precisa de planejamento antes de começar, o seu negócio de roupas destaca-se em itens importantes:
  • Estrutura para vendas e exposição dos produtos;
  • Decoração da loja;
  • Seleção e recrutamento de pessoal;
  • Higiene local.
Estes passos definem itens importantes como ter um bom espaço para demonstrar os produtos e vender, empacotar, fazer o recebimento do dinheiro, etc.; decorar a loja de maneira que fique atrativa e desperte a atenção dos clientes que podem estar passando pela rua (cuidado para não exagerar); selecionar pessoal capacitado e vendedores treinados para fazer um bom atendimento e deixarem os clientes à vontade; e ter um ambiente limpo, bem aromatizado, que dê vontade de ficar por mais tempo.
Parecem itens tão simples, mas que fazem toda a diferença em um negócio de roupas que está começando agora e tem um grande mercado concorrente esperando em lojas físicas e virtuais, então todo cuidado é pouco.
Defina também quem será responsável pelo estabelecimento, se será você ou haverá algum gerente contratado. No início, conforme o tamanho da loja, pode ser que um vendedor seja suficiente, mas depois que notar o crescimento de público, vá contratando mais.  Não precisa ir com pressa, mas também não vá dormir no ponto e deixar seus clientes sem atendimento.
Pesquise os mais variados fornecedores e tenha sempre contratos para garantir a qualidade da garantia e a troca no caso de defeitos. No início, peça referência e conheça diversos fornecedores que possam te atender para não depender de um único que pode te deixar na mão. Depois já será capaz de ver quem é o mais ou menos confiável e ir peneirando aos poucos.
No geral, para abrir um negócio de roupas é preciso o mesmo que nos demais negócios: força de vontade e planejamento. Isso pode ser feito com o seu simples entusiasmo em já estar lendo sobre o assunto (como leu este artigo até o final) e com a criação de um plano de negócios.

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