quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

3 ferramentas que diferenciam um profissional de um amador na internet




Quando estamos entrando em algum terreno desconhecido, como a internet, é normal ficar com a impressão de que tudo é extremamente complexo e que não iremos conseguir aprender sobre isso. Porém, irei te mostrar que não há motivo para desespero.
Com apenas 3 simples ferramentas você já passará uma imagem muito mais profissional, o que aumentará sua credibilidade e, consequentemente, suas venda.
Assombração
Não deixe as ferramentas te assombrarem, é mais simples do que parece
Ferramenta 1: Endereço do tipo www.nomedaempresa.com.br
Vou utilizar um exemplo de 1ª experiência na internet, que será um site de Pokemón que imaginaremos sendo criado por uma criança de 13 anos. O nome do site será Cavern e seu endereço era http://members.xoom.com/cavern.
Para um moleque de 13 anos, esse endereço era maravilhoso. Mas imagina só se eu fosse uma empresa e estivesse conversando com um cliente em potencial:
- Anota aí meu site, mêmbers ponto xoom ponto com barra cavern.
- Como escreve xoom?
- Do mesmo jeito que fala. Xis-ó-ó-eme.
- Ah tá. Beleza.
Convenhamos que depois dessa conversa meu cliente não ficaria muito animado com a possibilidade de fazer negócios comigo.
Para evitar situações do tipo, minha recomendação é registrar um domínio.com.br. Por mais que isso dê um grande ganho na sua credibilidade, é um processo muito simples e custa apenas R$40 por ano. Isso mesmo, por ano. R$3,33 por mês. Menos do que uma coca 2 L.
O mesmo vale para o e-mail. um email lucaseabra@faturandomundo.com soa infinitamente mais profissional do que lucaseabra13@hotmail.com. Normalmente o e-mail está incluso na compra do domínio.
Ferramenta 2: Design profissional
Apesar do design não ser uma ferramenta propriamente dita, é algo que faz uma grande diferença na credibilidade de uma empresa.
Pensando em uma loja virtual como uma loja, só que virtual, um bom design é equivalente a uma loja limpinha e organizada. Sabemos bem que isso faz muita diferença na visão do cliente.
Em um mundo ideal, a melhor coisa a fazer é contratar um webdesigner que fará um site bonitaço pra você.
Mas, caso a grana esteja muito apertada, normalmente os sistemas de lojas virtuais têm templates prontos que você pode usar. No começo, eles quebram o galho. Mas, conforme as vendas aumentam, investir na identidade visual vale bastante a pena, vai por mim.
Ferramenta 3: Sistema de Analytics
Uma das principais diferenças entre um jogador de futebol profissional e um amador é o fato do profissional medir seus resultados e estar sempre lutando para melhorá-los, enquanto o amador está lá só por diversão. O mesmo vale para quem quer uma boa presença online.
Se você quer sair do campinho de barro e partir para o Maracanã, medir os resultados é essencial.
Existem infinitas ferramentas de Analytics, mas eu recomendo fortemente o Google Analytics. Para instalá-lo, peça para o seu webdesigner ou então confira se seu sistema de loja virtual possui essa integração. Na WebStore da Locaweb, por exemplo, é só colocar um código identificador que o Google gera e pronto, você poderá medir seus resultados.
Vale a pena ressaltar que o Google Analytics te mostrará infinitas métricas que não necessariamente serão úteis. Essas são as chamadas métricas de vaidade. A princípio, o importante é dar uma fuçada, mas sem muita preocupação em ter um mega processo de monitoramento.
Por enquanto o importante é instalar a ferramenta. As métricas mais relevantes serão analisadas nos próximos capítulos.
Conclusão
Apenas ter as ferramentas não te garante muita coisa, mas facilita demais a jornada. Caso você tenha dificuldade com alguma das ferramentas, não tem problema. Saiba que isso é normal no início e que, quando menos esperar, você será praticamente o Batman com seu bat-cinto de utilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário