terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O que é melhor para ganhar dinheiro




Se você já pensou em ganhar dinheiro na internet  (e é bem provável que sim) e pesquisou a respeito, talvez tenha encontrado um monte de informações falando sobre nichos, domínios, palavras-chave, conteúdo e SEO. E isso tudo faz parte do universo com que convivo, uma vez que possuo blogs e websites como um negócio.
Entretanto, desde que comecei até agora, muitas coisas mudaram e eu, claro, fui “acompanhando a onda” (infelizmente, algumas vezes atrasado). Se você procurar por algum e-book sobre como ganhar dinheiro na Internet de 2009 ou 2010 é bem provável que você encontre informações sobre micro niche sites, isto é, sites com poucas páginas (alguns com no máximo 05 páginas), geralmente em torno de um nicho pequeno, porém com bom volume de buscas e pouca competição. 
Entretanto, nos últimos anos a companhia Google declarou de vez a guerra contra muitos daqueles tipos de sites, pois muitos deles não apresentavam conteúdo relevante para os visitantes e acabavam por “roubar” posições em seu motor de busca, o Google Search. Infelizmente com isso muitos daqueles que criavam bons websites também foram prejudicados, mas tenho que concordar que, mesmo com tal prejuízo, por um lado foi bom, pois para algumas palavras-chave os rankings de busca apresentavam quase que somente “resultados forçados” em vez de conteúdo com qualidade real (o que não significa, infelizmente, que os “resultados forçados” não mais apareçam).
Muitos ou poucos?
Os updates do Google Search de meados de 2011 até fins de 2012 fizeram muitos se perguntarem, o que é melhor para ganhar dinheiro: muitos ou poucos websites e nichos? Sim, porque até então, com a “onda dos micro niche sites” e “mini sites” todos estavam a criar vários websites, focando cada qual em algumas poucas palavras-chave. 
Após um tempo refletindo e questionando a situação atual, reassumi o timão da minha embarcação e alterei completamente a direção: hoje, estou realizando um pesado downsizin:
  • Sempre há a dúvida do que pode acontecer amanhã, mas estou bem certo de que ter poucos “sites de autoridade” em vez de muitos “mini sites” não é somente uma  ”modinha” e sim uma tendência real;
  • É preciso avaliar por algum período de tempo quais websites terão melhor projeção financeira com o menor esforço possível, então prefiro “eliminá-los” gradualmente;
  • Após tanto tempo dedicado a cada um deles, desenvolvi certo “apego” aos mesmos e não é tão simples assim simplesmente apagar tudo de uma vez.
Mini sites ou sites de autoridade?
No momento, aposto todas as minhas fichas em sites de autoridade, isto é, com atualização mais frequente, com conteúdo de qualidade e foco nos visitantes. Isso não quer dizer que desprezo o papel do SEO, pelo contrário, a otimização para motores de busca ainda está lá, presente e importante, mas construir sites pequenos e usar somente técnicas de SEO que “forcem” posições nos motores de busca não é mais uma boa ideia.
Então, se você está começando agora na jornada para ganhar dinheiro online e deparar-se com algum e-book pregando-lhe que crie dezenas de websites em inúmeros nichos, cuidado, essa não é mais uma estratégia interessante e aquele e-book provavelmente está bastante defasado.
Para quem deseja ganhar dinheiro por meio de blogging (sim, ainda é possível, mas é bom esquecer aquelas ideias fantasiosas de milhares de dólares por mês em 30 dias), eu prefiro aconselhar a ter (principalmente no início) dois ou três websites diferentes, cada um em um nicho. Assim você poderá escrever sobre assuntos diferentes, evitando entediar-se. Mais do que isso será bastante arriscado.
E o que está acontecendo com os blogs excluídos?
Bem, cada blog que estou excluindo eu tomo o cuidado de, antes, mover seu conteúdo para outro blog que tenha um nicho relacionado ou que possa suportar artigos sobre diversos nichos ( como é o caso do Giga Mundo ). Depois disso, eu desindexo completamente todas as páginas daquele blog no Google Search (via Google Webmasters Tools) e deixo o domínio expirar.
Claro, não estou vendendo tais blogs porque, até agora, os blogs que abandonei estavam a ganhar realmente nada! Provavelmente quando eu atingir o ponto de ter que abrir mão de um blog rentável… Eu vou parar.  É, pois não pretendo no momento vender blogs, ainda prefiro a estratégia “create and hold websites”, isto é, eu crio (não compro) e mantenho (não vendo) meus websites. Essa é uma estratégia com um bom retorno a longo prazo.
Claro, há pessoas ganhando muito bem vendendo websites, o pessoal do Adsense Flippers, por exemplo, faturou cerca de USD 200.000,00 em 2012! Com certeza muito, muito mais do que eu faturei em 2012, em contrapartida acredito que eles tiveram despesas muito mais altas que as minhas (é uma questão de escala) e precisaram focar em seu negócio muito mais do que eu poderia focar no momento. Sendo assim, vou manter a minha estratégia também em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário